A belíssima Lua de esturjão, como também é conhecida a superlua, deve enfeitar o céu na noite desta quinta-feira (11) pela última vez em 2022.
Chamada de esturjão como uma referência aos peixes mais fáceis de pescar neste período do ano nos Grandes Lagos dos EUA, o fenômeno desta semana deixará nosso satélite natural bastante visível no céu logo no começo da noite.
O responsável pela denominação “superlua” é o astrólogo Richard Nolle que, em 1979, usou o termo para se referir à posição da Lua em relação à Terra quando atinge 90% do perigeu, ficando o mais próximo possível do nosso planeta azul.
As superluas da fase cheia são essas que proporcionam uma visão mais bonita do luar no céu, dando a impressão de que estamos mais próximos do satélite. Para a alegria de quem gosta desse tipo de observação, não é preciso utilizar qualquer equipamento específico para admirar o fenômeno.
Superlua e chuva de meteoros em agosto de 2022
Se você tiver a sorte de estar em um ponto com poucas nuvens, não deixe de observar a Lua nesta quinta-feira (11). Ainda neste mesmo ciclo lunar, estão previstas diversas chuvas de meteoros, por isso é importante saber que a luz da Lua deve impactar na observação desses outros fenômenos.
Nesta sexta-feira (12), a chuva Perseidas, uma das maiores chuvas de meteoros do ano, poderá ser observada entre o período da noite de sexta e a manhã de sábado (13).
Nesse caso, é importante ter expectativas baixas, pois o fenômeno é mais bem observado com a ajuda de equipamentos específicos.
Ainda assim, se quiser tentar ver os meteoros, a recomendação é a de que a observação seja feita durante a madrugada de sábado.
O ideal é estar em um ponto sem poluição luminosa (postes, lâmpadas, fachadas de lojas, etc.) e que não haja neblina ou nuvens no céu. Se tiver a sorte de passar por um ponto de observação que atenda a esses critérios, tente olhar apenas para a direção norte do céu, que ficará longe da luz da Lua.