Uma das raças mais populares do Brasil, o pinscher miniatura, chama a atenção pelo seu tamanho diminuto (e claro, pela sua braveza). De origem alemã, a raça existe desde 1895, tendo sido somente distribuída pelo mundo na década 1920.
Não há, no entanto, um consenso sobre como o pinscher miniatura surgiu. Há teorias de que a raça tenha surgido do cruzamento entre um fox terrier de pelo curto e um dachsund. Enquanto há outras que afirmam que a raça surgiu do cruzamento entre os pinschers escandinavos e alemães.
Mas, independentemente de como tenha surgido, o pinscher é conhecido por ter um corpo musculoso e atlético, um rosto triangular, com orelhas pontudas e olhos redondos e escuros.
Outra característica marcante dessa raça, como já dito, é o seu tamanho, pois eles são bem pequeninos. A depender de sua classificação de tamanho (0,1, 2 e 3), a altura do pinscher pode variar em torno de 30 centímetros e o seu peso pode girar em torno de quatro a seis quilos.
Tamanho da raça Pinscher
Por essa classificação de tamanho (0,1, 2 e 3), é possível descobrir qual é o menor pinscher do mundo. A seguir, conheça quais as características de cada tamanho e descubra qual é o menor:
- Pinscher 3: esse tamanho é o máximo que a raça pode atingir. O pinscher que está dentro dessa classificação é denominado de Pinscher miniatura ou anão. Quando adulto, ele costuma medir cerca de 30 cm e pesar entre 5 e 6kg;
- Pinscher 2: esse cãozinho é maior que o nº 1 e o nº 0 e um pouquinho mais alto. O seu tamanho varia entre 25 e 30 cm e, quando adulto, seu peso pode chegar a 4kg;
- Pinscher 1: o tamanho máximo do pinscher nº 1 varia entre 20 e 25 cm na fase adulta, e o peso gira em torno de 3 kg;
- Pinscher 0: esse é o cãozinho menor do mundo da raça pinscher. Ele é praticamente minúsculo. Quando adulto, o pinscher nº 0, mede cerca de 15 cm e tem o peso aproximado de 2,5 kg. Embora seja uma raça pequena, chegando até ser minúsculo, como o pinscher nº 0, o temperamento desses cãozinhos é muito forte. Ele não hesita em procurar uma briga, mesmo que o outro cachorro seja muito maior. Mas, eles são extremamente fiéis, curiosos, brincalhões e cheios de energia.