Ter um doguinho para chamar de amigo é sempre uma alegria. Não é de hoje que cães e seres humanos conseguem criar relações cheias de afeto, mas isso não significa que elas sejam sempre saudáveis.
Para que você e seu cachorro curtam a vida juntos sem muitos perrengues nem riscos à saúde e à integridade física do doguinho, é importante conhecer quais atitudes você nunca deve tomar com o seu animal de estimação. Confira algumas delas a seguir:
Nunca deixe seu cachorro trancado em um carro
Parece óbvio que deixar animais de estimação trancados sozinhos em carros estacionados é algo errado, mas muitas pessoas acham que não há problemas nesse tipo de conduta.
Imagine que você vai passar no supermercado rapidinho, mas algum imprevisto acontece e você se vê no estabelecimento por mais tempo do que calculou. Se houver um cão em seu carro, ele pode morrer devido ao superaquecimento ou, inclusive, ser roubado.
Pegar pesado no petisco
Algumas pessoas oferecem mais petiscos e comida do que o cachorro necessita. Isso pode desencadear problemas de saúde, como obesidade, diabetes e, inclusive, dificuldades de locomoção.
Siga sempre as orientações do veterinário quando o assunto for a quantidade de comida ideal para o seu cão.
Não levar o cachorro passear
Cães são animais que precisam de passeios diários. Não importa como esteja a sua rotina, é necessário que seu pet saia passear pelo menos duas vezes ao dia.
Aplicar punições físicas
Agredir um animal de estimação é algo completamente errado. Além da dor física, o que por si só já deveria ser um impedimento para esse tipo de atitude, seu animal pode se tornar agressivo, como forma de autodefesa.
Se você quer ter um cachorro em casa, busque formas corretas de adestramento.
Não use a internet para fazer diagnósticos
Felizmente, vivemos em uma época na qual é fácil e rápido conseguir diferentes tipos de informação no ambiente virtual. É importante ter noção de que textos informativos, como os que escrevemos aqui no Tudo Bahia, não servem para substituir consultas médicas ou veterinárias.
Se desconfiar que seu cão está doente, busque ajuda especializada o quanto antes.