Com o avanço da ciência, foi possível atestar que os cachorros possuem as mesmas estruturas cerebrais, hormônios e mudanças químicas que produzem as emoções nos seres humanos.
Além disso, por meio de estudos, foi possível compreender que, em relação às emoções básicas, os seres humanos e outros mamíferos animais, tal como o cachorro, são muito idênticos e essas emoções se dão em áreas profundas do cérebro.
Assim, uma vez que os seres humanos e os cães podem sentir as mesmas emoções, é possível que os cachorros sintam tristeza. Para que o tutor do animal consiga identificar esse sentimento, é importante conhecê-lo bem. Isso porque, os cães dão sinais de quando estão tristes.
Sabendo que há esses sinais, nós selecionamos 5 deles para te ajudar a identificar se o seu cachorro está triste ou não. Confira a seguir:
- Perda de apetite;
- Mudanças repentinas no horário do sono;
- Automutilação;
- Comportamento assustado e de isolamento;
- Lamber o nariz, se coçar ou bocejar excessivamente.
Se o seu cachorro demonstra alguns desses sinais, é importante marcar uma consulta com um médico veterinário para checar a saúde do animal. Até porque os indícios citados podem não estar diretamente relacionados à tristeza propriamente dita. É fundamental consultar uma opinião profissional para averiguar se os sinais indicam sintomas de alguma enfermidade.
No caso da tristeza em si, existem algumas boas práticas para aplicar no dia a dia. Veja quais são abaixo:
Alimentação adequada
Com uma alimentação adequada, o seu cãozinho terá vitalidade e energia no dia a dia, por consequência, ele conseguirá realizar suas atividades diárias, como correr e brincar, e voltará a ser feliz.
Brincadeiras e prática de exercícios físicos
Os cachorros adoram uma brincadeira, como correr atrás de uma bolinha e morder brinquedos, por exemplo. Portanto, uma dica para deixar seu animalzinho mais feliz é investir em brinquedos para que ele possa se divertir.
Outra dica é apostar em exercícios físicos, que ajudam a reduzir o estresse e ansiedade, por exemplo.
Passeios diários
Outra dica para que seu cãozinho volte a ficar feliz é levá-lo para passear todos os dias. E não é preciso muito tempo. Basta andar com seu cachorro na rua, no parque, ou no condomínio, por cerca de 20 minutos por dia.
Com isso, ele terá a oportunidade de sentir o cheiro de grama, ver outros animais e respirar novos ares.
Demonstrar amor e carinho pelo cachorro
Uma última dica é encher seu cachorro de amor, carinho e afeto. Com isso, ele se sentirá protegido, amado e, por consequência, se sentirá feliz.