O cérebro é um dos principais órgãos do nosso corpo. É essa massa de músculos e nervos no nosso crânio que é responsável por mandar os sinais e as ordens para o funcionamento correto para as demais partes do organismo.
Entretanto, o que muitos não sabem é que o trabalho do cérebro é divido em dois para melhor performance no comando dos procedimentos. O complexo órgão possui dois hemisférios, cada um responsável por controlar o lado oposto do corpo. O Tudo Bahia te mostra agora quais as diferenças entre o lado esquerdo e o lado direito do seu cérebro.
Apesar de questionada, ainda é consenso de que algumas determinadas funções são ligadas diretamente a um dos lados do cérebro. Outras tarefas funcionam como uma espécie de “mutirão” em que cada área tem um papel diferente, a depender da necessidade. Mas, no geral, é dividido assim:
Lado direito do cérebro
O lado direito do cérebro é comumente associado ao nosso teor mais artístico, filosófico e de como interpretamos o mundo. É diretamente ligado a habilidade de reconhecer rostos familiares.
As capacidades musicais estão atreladas ao hemisfério direito do órgão, assim como os talentos relacionados a artes visuais e artísticas de modo geral.
Lado esquerdo do cérebro
O outro hemisfério do nosso cérebro é mais conhecido por estar ligado à racionalidade e o pensamento lógico. Essa parte do órgão funciona através de etapas repetitivas em uma série de passos cuidados.
É esse lado o responsável pela capacidade de fala, processo extremamente complexo, além da habilidade de escrita e pronúncia de palavras.
Considerações
Vale lembrar que, para o bom funcionamento do cérebro, é necessário que ambas as partes estejam em sintonia. Pois, apesar de operar de forma distinta, se somente um dos lados estiver em plena capacidade, as operações cotidianas podem se mostrar um desafio.
Na maior parte do tempo, trabalhamos com os dois hemisférios, em conjunto, coordenadamente.