Crescemos ouvindo histórias sobre sapos que viram príncipes e casais que “viveram felizes para sempre”. Não é de se espantar que tantas pessoas, de todos os gêneros e orientações sexuais, cheguem à vida adulta com algumas certezas perigosas a respeito de amor e relacionamentos amorosos.
Veja, a seguir, alguns mitos nos quais muita gente ainda acredita quando o assunto é vida amorosa:
Cada indivíduo tem uma alma gêmea
A ideia de que cada pessoa tem uma alma gêmea nos faz acreditar que existe alguém para todo mundo. Na verdade, você pode encontrar muitas pessoas com as quais compartilha valores e interesses, sem que isso signifique que uma delas é a sua “tampa da panela”.
Ciúme é uma prova de amor
Apesar de ser um assunto comum, há muita falta de informação a respeito do ciúme. A verdade é que ele não tem nada a ver com amor, mas sim com a noção subentendida de que a pessoa com quem você se relaciona pertence a você.
O ciúme evolui para patológico muito rapidamente e está por trás de diversos crimes, antigamente denominados “passionais”.
Os opostos se atraem
É claro que ter interesses diversos é interessante, mas a ideia de que pessoas extremamente opostas se dão bem juntas é balela. Para que um relacionamento evolua de forma saudável, é importante que os envolvidos tenham interesses em comum.
A rotina acaba com os relacionamentos
Tem muita gente com medo de deixar que a relação “caia na rotina”. O correto é sempre buscar equilíbrio, mas, de modo geral, ter rotina significa que o relacionamento é maduro e saudável. O sentimento de frio na barriga é comum apenas no começo do namoro.
Ter filhos salva o casamento
Nada disso. Colocar uma pessoa no mundo não deve ser algo feito com o intuito de salvar uma relação. Jamais. Na verdade, com a chegada de um bebê, o casal se vê em um momento bastante delicado da relação.
Para passar por essa grande mudança de vida sem separar, é preciso que os dois estejam no melhor momento possível do relacionamento, e não o contrário.
E aí, você já parou para refletir a respeito das suas crenças quando o assunto envolve relacionamentos amorosos?