Todos se lembram do famoso projeto Apolo que, na sua 11ª viagem, conseguiu realizar, com sucesso, um pouso na Lua e ainda voltar para contar a história. Depois de mais alguns pousos, por diversos motivos, os Estados Unidos abandonaram essas viagens espaciais.
Isso está prestes a mudar, porque a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA, na sigla em inglês) irá lançar ainda neste ano a Artemis 1. Confira, a seguir, mais detalhes sobre o projeto:
Artemis 1
Essa nave possivelmente será lançada, segundo Jim Free (responsável da Nasa pela missão), no dia 29 de agosto, 2 de setembro ou 5 de setembro de 2022.
Para garantir uma decolagem de sucesso, diversos testes foram realizados. Na última bateria, 90% de todas as metas do gigantesco Sistema de Lançamento Espacial foram alcançadas. Isso é importante, porque esse será o equipamento responsável por fazer voar a cápsula Orion.
O trajeto
Com a Artemis, pretende-se fazer um passeio ao redor da face oculta da Lua e a cápsula deve ficar voando por entre quatro e seis semanas.
Em seguida, ela retornará ao nosso planeta mais rápido do que qualquer outra nave (a 39.400 km/h), sendo submetida a um calor incrível (em níveis equivalentes a 50% da temperatura do Sol)..
Os cientistas pretendem analisar a resistência do escudo térmico e a solvência do voo do foguete e da cápsula. Por fim, pretendem recuperar a Orion, depois da reentrada, para que seja estudada a fundo.
Artemis 2 e 3
A Artemis 2 já será tripulada, mas os astronautas não chegarão a descer em nosso satélite. Já com a Artemis 3, pretende-se levar a primeira mulher e a primeira pessoa negra ao solo lunar.
Ainda não existem datas para o pouso tripulado, mas somente o fato de haver planejamento sério para isso já está deixando muita gente ansiosa para poder acompanhar uma pessoa dando mais um pequeno passo, mas demonstrando como a humanidade consegue realizar gigantescos saltos tecnológicos.