Quando estamos diante de uma conversa intensa, é normal nos desgastarmos emocionalmente, pois diante desta situação nos sentimos ameaçados e o corpo, como resposta, ativa o sistema nervoso simpático.
Embora seja uma resposta natural, os nossos corpos e mentes não conseguem diferenciar as ameaças apresentadas em uma desavença do problema de estarmos diante de um urso, por exemplo.
Por isso, em uma conversa intensa, é normal o ritmo cardíaco e respiração aumentarem, os músculos enrijecerem, e o sangue se afastar dos órgãos. Mas a boa notícia é que há truques infalíveis para aliviar o desconforto sentido esse nosso corpo e mente diante de conversas intensas.
1. Respire
Quando estiver em uma conversa intensa e começar a perceber que está perdendo o controle, experimente focar na sua respiração. Para isso, observe a sensação do ar entrando e saindo dos seus pulmões.
Sinta esse ar passar pelas narinas ou pela parte de trás da garganta. Isso te ajudará a tirar sua atenção dos sinais físicos de pânico e mantê-lo centrado.
2. Tenha empatia
Um outro truque infalível para se controlar em conversas intensas é trazer a empatia para essas conversas. Dê a possibilidade de a outra pessoa expor suas queixas e certifique-se que ela está sendo ouvida.
Ter empatia não significa ser passivo ou permitir que a outra pessoa lhe faça mal. Ao ouvir a outra pessoa, você dá a chance de ela desabafar e consegue ter acesso a outros fatos importantes que possam ligar você a essa outra pessoa.
3. Foque no seu corpo
Um truque para manter o controle em conversas intensas é focar em seu corpo. Uma dica é ficar de pé e caminhar, pois isso ajuda a ativar a parte pensativa do seu cérebro, o que não acontece quando você está sentado.
Para o mindfulness, focar no corpo em momentos estressantes é chamada de ancoragem, isto é, voltar a atenção para o corpo para perceber – ao invés de evitar – a tensão, a dor, o prazer, circulação. Essa prática ajuda a voltar à realidade.