Relacionamentos de amizade são importantes para todas as pessoas desde muito cedo. Não é à toa que, em idade pré-escolar, as crianças parecem se desenvolver melhor quando convivem com seus pares.
Conforme a idade avança, vamos fazendo outros tipos de amizades, especialmente em lugares como escolas, igrejas, clubes e, claro, na própria vizinhança. São eles, os amigos, que nos ajudam a criar a nossa própria personalidade, por isso é importante ter ciência de que nem toda amizade é saudável.
Hoje, mostraremos alguns comportamentos típicos de amigos falsos, que não querem o seu bem de verdade. Se reconhecer essas atitudes em alguém próximo, pense se não está na hora de rever esse relacionamento. A seguir, veja como o falso amigo costuma agir:
Ele sempre magoa você
Relacionamentos de amizade sempre têm momentos críticos, mas se o seu amigo vive fazendo coisas que magoam você, e se não muda mesmo quando sabe que feriu seus sentimentos, é melhor rever a relação e colocar tudo na balança.
Ele sempre quer ter a razão
Sabe aquela pessoa que não deixa ninguém decidir nada? É sempre ela quem escolhe o restaurante, a balada, o roteiro da viagem, o sabor da pizza. É sempre ela quem tem razão nas discussões, mesmo quando precisa deturpar os acontecimentos para se provar certa. Conhece alguém assim?
Ele só aparece quando precisa de favores
Se o seu amigo nunca dá sinal de vida, não pergunta como você está normalmente, não quer saber como anda o seu trabalho ou a sua faculdade, mas aparece sorridente quando precisa de um favorzinho, já sabe, né?
Ele quer que você seja diferente
Se o seu amigo vive dizendo que você precisa gostar de outras coisas, que precisa se vestir de outra forma, que deveria frequentar outros lugares ou agir conforme o que ele acha ideal, é melhor rever até que ponto essa amizade é verdadeira. Você não precisa mudar por ninguém.
Ele fica com inveja das suas vitórias
Se, ao contar sobre uma promoção no trabalho ou um pedido de noivado, por exemplo, a outra pessoa não reagir com felicidade, mas sim com inveja e desprezo, não tem por que mantê-la por perto.
Cortar laços de amizade, embora seja necessário em alguns momentos, é algo difícil de ser feito. O importante é avaliar bem a situação, pedir a opinião de alguma pessoa de confiança, e, se sentir que o seu amigo é falso, pular fora o quanto antes. Há amizades melhores por aí, pode ter certeza.