Nada melhor do que comer um pão fresquinho, saboroso e macio, não é mesmo? Mas tem dia que não conseguimos nos deslocar até a padaria e só temos pão do dia anterior em casa. Nesse caso, a dica é congelar o pão francês, que irá conservar a sua textura, sabor, aroma e frescor.
A técnica de congelar alimentos já é muito comum entre frutas, verduras, hortaliças e também comidas prontas. Mas, ela pode ser aplicada também em relação aos pães, conservando suas propriedades nutricionais e fazendo com que ele dure por mais tempo.
No entanto, ao congelar o pão francês, é preciso levar alguns cuidados em conta. Conheça alguns deles abaixo:
- É preciso garantir que tenha o mínimo de ar possível dentro do plástico e garantir uma boa vedação antes de leva-lo ao freezer;
- É preciso ter atenção em relação à data de fabricação do pão francês e a data em que ele está sendo congelado. É importante anotar esses dados em um papel e colar no plástico. O congelamento do alimento não deve ultrapassar dois meses;
- É importante congelar os pães em pequenas porções. Isso fará com que seja descongelado apenas a porção que será consumida, evitando congelar o alimento mais de uma vez.
Para garantir um pão fresquinho, macio e saboroso, depois de congelá-lo, alguns cuidados também devem ser adotados na hora de descongelá-lo. Confira quais são eles a seguir:
- Primeiro, retire o pão francês do freezer e deixe-o em temperatura ambiente até que ele descongele;
- Após isso, coloque o alimento em uma forma e somente nessa hora ligar o forno em temperatura baixa/média, por volta de 180º C.
Pronto. Com esses cuidados, você sempre terá em casa um pão francês com textura, sabor, aroma e frescor.