A banana é uma das frutas mais populares nas casas brasileiras. Isso acontece tanto pelo seu preço que, muitas vezes, é bem convidativo, quanto pelos diversos usos dessa fruta na cozinha.
Justamente por ser tão comum, também é muito normal que algumas unidades acabem estragando na fruteira, principalmente durante os dias mais quentes, porque o calor e a umidade favorecem o amadurecimento rápido das bananas.
Então, para ajudar quem odeia desperdício, resolvemos trazer alguns mitos e verdades sobre o polêmico assunto de guardar bananas na geladeira.
1. Não se pode gelar bananas verdes
Verdade. O processo de maturação acaba demorando muito mais, o que pode prejudicar o consumo.
2. Deve-se guardar o cacho inteiro
Mito. Caso você faça isso, mesmo dentro da geladeira, o processo de maturação irá continuar e você pode perder suas frutas. Por isso, separe individualmente as bananas e, de preferência, as enrole em plástico filme antes de colocar na geladeira.
3. Geladeira estraga a banana
Mito. É verdade que a casca irá escurecer, mas isso não significa que a fruta estragou. Quando você descascar a fruta, verá que a polpa está intacta e tão saborosa quanto antes de ir ao refrigerador.
4. É possível congelar bananas
Verdade. Realmente é possível congelar a polpa da fruta, mas são necessários alguns cuidados: primeiro, descasque e corte a banana em rodelas médias; em seguida, particione em pacotes para armazenar verduras (não coloque mais de três bananas por saquinho); por último, remova todo o ar que conseguir e sele com um nó ou fechador plástico.
Por fim, se você não gostar de bananas geladas (ou com casca escurecida), uma dica é comprar bananas maduras juntamente com algumas verdes. Dessa forma, você pode se organizar para não precisar gelar e, ainda assim, evitar o desperdício.