É muito comum presenciar cachorros nas ruas correndo atrás de moto, bicicletas, skates e outros veículos. Principalmente durante a pandemia, com uma grande demanda por delivery, foi possível observar ainda mais esse curioso comportamento canino. Será que existe motivo para alguns cachorros correrem atrás de motos?
Sim. Esse comportamento nada mais é do que o instinto do animal. E não acontece apenas como motos ou bicicletas, eles também correm atrás de veículos grandes.
Porque cachorros amam correr atrás de motos?
O cão é, originalmente, um predador. Então, ao ter contato com um veículo maior do que ele, se sente ameaçado pelo barulho e também por ser mais veloz que ele.
A atitude de latir, e também de correr atrás do veículo, é para espantá-lo, pois sente que invadiram seu território. Como a moto se afasta dele, o cachorro se sente poderoso, pois acredita que venceu o obstáculo.
Dessa forma, ele tende a repetir o comportamento de “caçar” sempre que se depara com veículos parecidos.
Como evitar essa situação?
É certo que essa situação é incômoda, pois além de poder se machucar, pode ferir o animal. Caso isso aconteça com você, a melhor estratégia é reduzir a velocidade do veículo, principalmente se estiver numa moto. Ao diminuir a velocidade, o piloto reduz também o estímulo ao animal, que está numa “caça”.
Na cabeça do animal, o simples fato da presa parar com a fuga acaba praticamente o sentido de correr atrás dele. Além disso, reduzindo a velocidade, a moto emite menos ruído, que pode ser um dos motivos do ataque.
Algumas pessoas buscam sua defesa chutando o cachorro, porém o risco é perder o equilíbrio, cair da moto e se machucar bastante. Além disso, atacar o animal pode despertar ainda mais a fúria dele.
Quem for mordido precisará higienizar o local com água e sabão, e procurar um pronto-socorro imediatamente. Lá, os profissionais de saúde vão aplicar as vacinas necessárias e farão os curativos conforme a gravidade do ferimento.