Uma das músicas brasileiras mais famosas diz que “é impossível ser feliz sozinho”, mas, se pensarmos nessa afirmação de forma prática e sem toda a poética dentro da qual ela foi elaborada, podemos ver que isso não é verdade.
Ter um bom relacionamento consigo mesmo é um dos pontos-chave da boa saúde mental, sabia? Quando o indivíduo não gosta da própria companhia, isso pode indicar questões emocionais que não foram bem elaboradas e que, com o passar dos anos, acabaram gerando uma certa aversão à solidão.
Se você parar para pensar, possivelmente conhece alguma pessoa que detesta ficar sozinha, que fica deprimida quando não está namorando ou que passa por cima das próprias vontades para agradar amigos e colegas de trabalho. Certo?
Esse comportamento, embora seja comum, é nocivo para quem o mantém ao longo da vida. Da mesma forma que os comissários de bordo nos dizem para, em caso de despressurização, colocarmos primeiro a nossa máscara para, só então, ajudarmos outros passageiros, as pessoas só conseguem ter bons relacionamentos interpessoais quando estão de bem consigo mesmas.
Para ajudar você nessa missão de autoamor, separamos algumas dicas valiosas. Confira:
Faça reflexões sinceras a respeito das coisas que você ama
Pense sempre nas atividades comuns que trazem sensação de bem-estar. Vale tudo: caminhadas pelo bairro, cuidar do jardim, deixar o quarto bem organizado, ver aquela série antiga de comédia. Encontre esses prazeres seus, e só seus, e cultive-os com carinho e sem culpa.
Melhore seus hábitos
Para se sentir bem, é preciso ter bons hábitos de vida. Durma bem, pratique atividades físicas, tenha uma boa alimentação, tome água ao longo do dia e, claro, faça tudo isso porque você se ama.
Além disso, busque ajuda para largar hábitos nocivos, como o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas.
Cultive seus sonhos
Qual é o seu maior sonho? E quais sonhos pequenos você tem? Quer viajar para algum lugar especial? Gostaria de aprender a tocar um instrumento ou a dançar algum tipo de ritmo? Cultive aqueles sonhos que são seus e de mais ninguém.
Quando puder, faça algo para que esses sonhos virem realidade. Ser feliz consigo mesmo nem sempre é uma tarefa fácil. Cada pessoa é um universo repleto de experiências de vida que, somadas, nos levam a diferentes lugares e moldam nossos pensamentos e comportamentos.
Se você sente dificuldade em ser feliz sozinho, sempre é uma boa ideia buscar ajuda de um bom profissional da área de Psicologia.