Por mais negativo que possa ser, mentir faz parte da natureza humana. Entretanto, isso pode escalonar para outro nível em alguns casos, fazendo com que a pessoa seja manipuladora e uma mentirosa compulsiva.
Devemos tomar o máximo de cuidado possível com pessoas assim. Fique de olho na nossa lista de 5 dicas úteis para lidar com indivíduos manipuladores.
1) Confronte o manipulador
Umas das opções viáveis caso você queira resolver a situação de forma rápida é confrontar o mentiroso. O comportamento mais usual por parte do manipulador é negar toda forma de mentira e manipulação.
Contudo, em muitos casos ao final da conversa é possível que o mesmo confesse tudo, dizendo os motivos que o levou a mentir.
2) Antes de julgar, tente entender
Buscar as motivações pode te ajudar a lidar com a manipulação e com o manipulador. Ao compreender as razões da pessoa, fica mais fácil de argumentar na hora do confronto, te dando a vantagem sobre o que o mentiroso possa querer dizer.
3) Demonstre a quebra de confiança
Deixar claro que o comportamento da pessoa manipuladora em questão foi danoso para a relação que possuíam pode fazer com que o mentiroso se arrependa e confesse.
Ao mínimo, ficará claro no relacionamento de vocês dois que houve uma quebra de confiança e que dali em diante precisará existir comprometimento com a verdade.
4) Dialogar
Uma das ações mais fundamentais de se tomar com um manipulador é buscar o diálogo. Por mais que possa ser difícil, uma vez que ele vá tentar te passar pra trás, o diálogo mais franco e direto possível pode ajudar o manipulador a enxergar as atitudes como nocivas e procurar tratamento.
5) Ajuda de fora
E isso leva à última dica. Até esse ponto, você talvez tenha se envolvido demais. E é por isso que, ao fim de tudo, você proponha ao manipulador que procure ajuda profissional, como a de um psicólogo ou, então, um grupo de apoio.
Ambos podem ajudar o manipulador a tratar a compulsão e se tornar alguém melhor. Por fim, se afaste da pessoa caso o comportamento siga recorrente. Não vale a pena manter vínculos com quem não te faz bem.