Protagonista dos temperos brasileiros, ao lado da cebola, o alho é capaz de deixar qualquer alimento muito bem temperado e com o sabor realçado. Contudo, pode não ser a única utilidade dessa iguaria tradicional no nosso país.
O alho é parte de uma planta, mais especificamente o bulbo dela, e pode ser usado como remédio natural e tratar alguns problemas de saúde, como pressão alta e infecções.
Além do alho em si, a sua casca também é muito utilizada tanto para medicações naturais, quanto para ajudar em outras demandas domésticas.
Conheça com a gente quatro utilidades da casca do alho na nossa lista a seguir.
1) Inseticida natural
Uma das utilidades para a casca de alho é a produção de um inseticida natural. Juntamente com as cascas de cebola, basta ferver e borrifar a infusão em suas plantas.
Para melhor utilização, é necessário borrifar na frente e no verso das plantas e trocar o líquido a cada semana.
2) Chá de casca de alho
O alho é um poderoso antioxidante e como já dito antes pode ajudar em casos fúngicos e infecções. O chá produzido dessa casca é rico em vitaminas A, C, E e demais antioxidantes. É desse extrato que inúmeros remédios nas farmácias são feitos.
Então você pode aproveitar as cascas da especiaria e produzir um remédio natural que vai te ajudar nesses casos.
3) Água com alho
Apesar de ser semelhante ao tópico anterior, a água com alho tem o uso mais diário e menos específico para doenças, apesar de prevenir casos. Tomar água com casca do alho todos os dias pode ajudar a combater infecções e controlar o colesterol, assim como a pressão alta.
Deve ser tomada em jejum para limpar o intestino e produzir os efeitos já citados.
4) Queimar as energias negativas
E, para você que acredita nisto, a queima da casca de alho é famosa por ajudar a limpar as energias negativas de um ambiente. Além disso, limpa de modo suave e traz energia de cura para as pessoas.