Será que podemos sobreviver em uma cidade com temperatura acima de 60 ºC? Uma cidade que já registrou essa temperatura foi Dallol, localizada na Etiópia. A elevada temperatura acabou deixando o lugar sem nenhum morador. O clima muito quente tem forte influência do vulcão que também leva o nome da cidade.
No segundo semestre de 2021, a cidade do Kuwait, no Golfo Pérsico, registrou 53,5º C. A capital que leva o nome do país foi considerada na época a mais quente do mundo. O monitoramento da temperatura foi feito pelo Time and Date. Outra capital que também apresentou elevadas temperaturas na época foi Doha que fica no Qatar, com um clima que chegou a 50 ºC.
Em 2017, o local mais quente do planeta foi verificado de acordo com as temperaturas marcadas na época o Vale da Morte, na Califórnia, nos Estados Unidos. A Organização Mundial de Meteorologia registrou 57,8 ºC. Já em Lut, no Irã, chegou a apresentar temperaturas de até 70 ºC.
A elevação da temperatura só não foi tão percebida porque a região fica rodeada de lagos, o que acaba esfriando o ambiente.
Cidade mais quente do mundo
Essas cidades consideradas mais quentes e que registraram marcas mais elevadas em uma certa época podem apresentar variações a cada ano. Por isso, é tão difícil definir qual a cidade do mundo mais quente.
O dado mais recente foi do ano de 2021, na cidade do Kuwait, com mais de 2 milhões de habitantes. Já em 2017, foi o Vale da Morte onde registraram as temperaturas mais elevadas.
Em 1992, no país da Líbia, a cidade de Al ‘Aziziyah marcou 57,8°C, sendo a maior temperatura do planeta. Então, a maior temperatura registrada em uma cidade. Al ‘Aziziyah é a capital do distrito de Jafara, no noroeste da Líbia e tem mais de 20 mil habitantes.
As mudanças climáticas são causadas em grande parte pelo aquecimento global. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), para tentar evitar as elevadas temperaturas causadas ao longo dos anos por ações do homem, a alternativa é aumentar o número de árvores nas cidades. Ou seja, plantar cada vez mais árvores.
Os aumentos no número de carros, a destruição e queimada das matas, o aumento das construções, a pavimentação das ruas e avenidas, a poluição dos rios e oceanos são causadores das elevadas temperaturas registradas ao longo dos anos no mundo.
O monitoramento do clima vem sendo feito por centro e instituições especializadas, além das universidades.