Há milhares de anos, quando os primeiros lobos se aproximaram de nossos acampamentos, nem poderíamos imaginar o nível de integração que surgiria entre as duas espécies. Com o passar do tempo, esses animais foram selecionados pelos humanos para conseguirem realizar as mais diversas tarefas e até mesmo para entender nossas necessidades.
Isso resultou no surgimento de diversas raças de cães e, até mesmo, de muitos cachorros sem raça definida, com uma origem praticamente impossível de ser traçada. Toda essa variedade levou ao desenvolvimento de diversas habilidades que variam tanto de uma raça para outra quanto de indivíduo para indivíduo.
Para tentar chegar a um parâmetro de comparação, um pesquisador estadunidense, chamado Stanley Coren, comparou quantas repetições eram necessárias para que um cachorro aprendesse um comando, definindo os mais inteligentes como aqueles que precisavam de menos repetições.
Da lista que ele montou, o Tudo Bahia traz para o leitor algumas raças que, provavelmente, você não conhecia:
1. Papillon
Um pequeno cachorro que gosta muito de colo e possui habilidades incríveis para aprender comandos e para caçar pragas.
2. Springer Spaniel Inglês
Desenvolvida para caça de aves, essa raça é cheia de energia e muito inteligente. Um detalhe importante é que ela é muito gulosa, por isso é bom tomar cuidado com o ganho excessivo de peso.
3. Pastor Belga
Com uma lealdade e uma inteligência invejáveis, esses cachorros são muito utilizados pelas polícias ao redor do mundo. Inclusive, cães dessa raça participaram da primeira guerra acompanhando soldados.
4. Pastor de Shetland
Desenvolvido para pastoreio, costuma ter um temperamento muito agradável e sabe lidar muito bem com crianças. Além disso, consegue aprender quase qualquer truque com facilidade.
5. Boiadeiro Australiano
Com um jeitão de vira-latas, os cães dessa raça são muito resistentes e ativos. Adoram ficar próximos de seus tutores e de tentar caçar pequenos animais (principalmente roedores).
Caso tenha se interessado por alguma dessas raças, nunca se esqueça que, para tirar o melhor do potencial existente no animal, é indispensável o acompanhamento de uma médica veterinária.