Pais e mães corujas adoram observar a evolução dos pequenos. Desde a época de recém-nascidos até as fases seguintes, que incluem o desenvolvimento da marcha e da fala, é mais do que comum que os familiares admirem alguns aspectos nos quais as crianças se mostram mais habilidosas.
Se você suspeita que o pequeno morador da casa é, na verdade, um gênio mirim, confira quais são alguns dos sinais que podem aparecer em crianças com inteligência acima da média:
- Aprender rápido: aprender coisas novas, como escrever ou fazer contas matemáticas, de forma rápida e sem dificuldades.
- Energia de sobra: o pequeno cientista não cansa nunca e está sempre explorando os ambientes, brincando, correndo, pulando.
- Ter boa memória: lembrar-se de coisas antigas com facilidade e guardar informações sem que seja necessário repetir demais.
- Vocabulário acima da média: usar palavras que as outras crianças da mesma idade não usam frequentemente.
- Compreender metáforas: A capacidade de entender metáforas e outras figuras de linguagem costuma indicar boa inteligência abstrata.
- Gostar de enigmas: entreter-se com números, enigmas e charadas.
- Ter muita sensibilidade e senso de justiça: impactar-se com as emoções das outras pessoas e saber o que é certo e errado.
- Demonstrar curiosidade: fazer perguntas além das mais básicas e ter vontade de entender como as coisas funcionam, como os objetos são feitos etc.
- Ter criatividade: inventar brinquedos diferentes, criar histórias complexas, sugerir soluções inusitadas para diversas situações.
- Não ter muita paciência com demoras: demonstrar inquietação diante de crianças ou adultos que parecem lentos demais.
E aí, será que seu filho apresenta essas características comportamentais? Se você tiver alguma suspeita de superdotação ou altas habilidades, marque uma consulta com um profissional especialista no assunto.
Depois da confirmação, é importante aprender como estimular a criança da forma correta para que ela se desenvolva normalmente e encontre seus verdadeiros interesses.