Ninguém quer cair em mentiras, mas nem sempre temos como nos livrar de alguns “causos” cheios de histórias inventadas. Se você gosta de brincar de detetive e tentar desmascarar os pinóquios de plantão, saiba que é possível captar sinais de mentira até mesmo quando não estamos no mesmo ambiente que a pessoa.
Em casos de conversas por WhatsApp, por exemplo, quando não podemos observar a linguagem corporal do interlocutor, é sempre possível analisar a forma como a pessoa se comunica através da linguagem escrita.
Para saber se alguém está mentindo por mensagem, preste atenção nos seguintes aspectos:
A pessoa está digitando há muito tempo?
Quando o indivíduo está inventando uma mentira, ainda mais por escrito, é comum que ele leve mais tempo para digitar a mensagem. Se, depois de um bom período de “digitando”, a pessoa enviar um textinho curto de poucas linhas, é possível que ela esteja mentindo. Será?
A mensagem é complexa demais?
O mentiroso pode falar de forma diferente quando não está dizendo a verdade. Leia o texto com atenção e veja se a mensagem está complicada demais ou mais intrincada do que o normal.
A pessoa mudou de assunto de uma hora para a outra?
Às vezes, para se livrar de uma situação difícil, o mentiroso pode simplesmente mudar de assunto de forma repentina.
Se vocês estavam falando sobre o pagamento do aluguel e, de repente, a pessoa comenta a respeito do gato da avó, pode suspeitar.
Como é a resposta da pergunta?
Você fez uma pergunta, certo? Na sequência, a pessoa fica offline sem avisar e volta alguns minutos depois, para só então responder à sua pergunta.
Isso pode indicar que ela fez alguma pesquisa ou falou com alguma pessoa.
A pessoa exagera nos elogios
Se, durante ou logo após a conversa, o indivíduo começar a encher você de elogios, eis outro indicativo de que ele pode estar interessado em desviar a sua atenção a todo custo.
Repare nas expressões utilizadas
Algumas frases prontas são comumente usadas por mentirosos que querem se passar por pessoas honestas. Sempre fique com a pulga atrás da orelha quando a pessoa usar, várias vezes, expressões como “para ser sincero”, “na verdade, não foi exatamente assim”, “o que eu quis dizer” ou “não entenda do jeito errado, mas é que…”.
É claro que, em alguns casos, esses indícios podem não indicar uma mentira. Tudo depende do contexto da sua relação com a pessoa e do assunto debatido. Confie em seus instintos e, claro, se a situação descambar para o abuso, busque ajuda.