Estima-se que existam, no mundo, 350 raças de cachorro reconhecidas pela Federação Cinológica Internacional (FCI). Muitas delas são bastante conhecidas e fazem parte do nosso dia a dia, como o Poodle, Labrador e Golden Retriever. No entanto, algumas delas são poucas conhecidas por serem raças difíceis de serem encontradas.
Sabendo disso, nós selecionamos 5 raças de cachorros raras, que geralmente só podem ser conhecidas por fotos. Confira.
1. Puli
Conhecido também como Pulik ou Puli Húngaro, o Puli é um cachorro raro de origem húngara. Ele chama a atenção pela sua pelagem longa e bem parecida aos dreadlocks.
Os cães dessa raça são muito inteligentes e obedientes, desempenhando funções de pastoreio e de polícia.
2. Cantor-da-Nova-Guiné
O Cantor-da-Nova-Guiné é mais uma raça rara. Para se ter uma ideia de quão ela é rara, o último registro existente dela em seu habitat é da década de 1970. No entanto, em 2020, foram encontrados alguns exemplares da raça em uma ilha de Nova Guiné. Hoje, estima-se que existam cerca de 300 espécies espalhadas em cativeiros pelo mundo.
O nome da raça tem a origem no fato de quando os cachorros dessa raça uivam parece que eles estão cantando uma melodia.
3. Pequeno-Cão-Leão
Conhecido também como Lowchen, o Pequeno-Cão-Leão tem esse nome por causa de sua pelagem que forma uma espécie de juba e também pelos montinhos de pelo nas patas e na cauda.
Por ter uma aparência elegante, a raça era a preferida de muitas damas da realeza europeia. No entanto, a partir da década de 1970, o Pequeno Cão Leão chegou a ser considerado extinto, por ter apenas 65 espécies vivas. Hoje, o número cresceu, mas encontrar essa raça é raro.
4. Pachon Navarro
De origem turca, o Pachon Navarro é conhecido por ter um focinho dividido, resultado das mutações genéticas que aconteceram ao longo do tempo por conta dos cruzamentos de cachorros parentes.
Hoje, essa divisão é mais evidente em alguns exemplares do que outros, o que o torna uma raça de cachorro rara.
5. Saluki
Originária do Oriente Médio, Saluki é uma das raças mais antigas do mundo. Os cachorros dessa raça são considerados um dos mais rápidos do mundo, por ter uma estrutura corporal esbelta e de pernas longas.
Além disso, o Saluki é uma das raças mais caras, podendo chegar a custar a R$ 6 mil.