É muito comum algumas pessoas pensarem que a inteligência seria uma qualidade única do ser humano e, além disso, seria a qualidade que nos transformaria no ser vivo mais evoluído desse planeta. A verdade, entretanto, é outra, porque cada espécie é a mais evoluída para o local no qual vive e função que desempenha. Além disso, muitos animais também possuem alguma forma de raciocínio e capacidade de utilização de ferramentas.
Para você conhecer outros seres inteligentes com os quais dividimos nossa morada cósmica, confira a seguir o ranking com os oito animais mais espertos do mundo:
- Orangotangos: o segundo grande primata dessa lista consegue criar e utilizar ferramentas e mantém a utilização constante das técnicas que se mostram eficientes.
- Golfinhos-roazes: essa espécie consegue se comunicar entre si e teria a capacidade de armazenar muita informação sonora e visual.
- Chipanzés: a inteligência desses primatas permite a utilização de ferramentas e o desenvolvimento da comunicação e da sociabilidade.
- Elefantes: sua enorme cabeça guarda um cérebro de respeito. Essa estrutura é capaz de armazenar grandes quantidades de informação e dota os elefantes de uma característica dividida apenas com os humanos: a compreensão da morte.
- Corvos: essas aves conseguem aprender com sua experiência de vida, desenvolvem ferramentas e possuem uma estrutura hierárquica em seus bandos.
- Papagaios-cinzentos: alguns cientistas acreditam que essa espécie de papagaio tenha uma capacidade intelectual comparável à de uma criança de quatro anos de idade.
- Porcos: conseguem aprender diversos truques e têm um desempenho interessante em alguns experimentos que medem capacidade intelectual.
- Ratos: muito habilidosos, esses animais conseguem aprender e aprimorar técnicas, se adaptando aos mais diversos ambientes e tarefas.
Quando tiver a oportunidade de se encontrar com algum desses animais, você saberá que eles, de certa forma, são estranhamente parecidos com você. Incrível, não é mesmo?