Se nossos avós tinham poucos brinquedos e, muitas vezes, precisavam inventar gambiarras com as quais brincar quando eram crianças, os pequenos de hoje em dia contam com um mar de possibilidades e é até difícil passar por alguma região de comércio sem se deparar com lojas de brinquedos.
Entre a escassez absoluta e uma oferta infinita de produtos, há sempre aqueles itens que nunca deveriam ter sido projetados e, muito menos, comercializados. A seguir, veja alguns brinquedos que foram proibidos porque colocavam em risco a integridade física das crianças:
Pulseirinhas de pressão
Quem viveu a infância nos anos de 1990 certamente se lembra daquelas pulseiras, que pareciam uma régua pequena, e eram presas ao braço com um mecanismo de pressão.
O item acabou se mostrando um verdadeiro perigo porque, como era feito de metal, acabava cortando o punho de algumas pessoas.
Buckyballs
Originalmente, o apetrecho era um enfeite de mesa que servia também como um objeto antiestresse. O problema é que os ímãs em formato de bolinhas foram engolidos por várias crianças e o pior: as bolinhas grudavam umas nas outras dentro do intestino dos pequenos, impossibilitando a saída natural, através das fezes.
Muitas crianças tiveram que ser submetidas a procedimentos cirúrgicos por causa do produto.
Forninhos Easy-Bake
Crianças adoram brincar de cozinhar, por isso os forninhos Easy-Bake fizeram muito sucesso quando foram lançados, afinal eles permitiam que as crianças fizessem biscoitos de verdade.
O problema é que a marca foi obrigada a retirar o produto das prateleiras depois que 250 acidentes com o brinquedo foram registrados — uma das crianças machucadas chegou a ter um dedo amputado.
Foguete da Sin Master
O brinquedo fez sucesso nos anos de 1990, quando a Sin Master desenvolveu um foguete que funcionava à base de água e decolava de verdade.
O brinquedo acabou sendo proibido depois que 37 crianças se machucaram com o sistema de pressão do foguete.
Canetas a laser
As ponteiras a laser ficaram famosas nos anos 2000, mas o brinquedo, aparentemente inofensivo, atrapalhou diversos voos — no Brasil, foram pelo menos 250 registros. O laser verde é tão potente que alcança aviões que estejam a até 400 metros de altura.
Lembre-se sempre, quando for comprar algum presente para uma criança, de checar se o produto tem certificação do Inmetro e também de ver se ele é indicado para a faixa etária da criança.