Todas as fases da nossa vida guardam desafios únicos e que, naquele momento, são muito difíceis de serem vencidos. Isso vale para uma criança que precisa aprender a andar, até para um idoso que precisa se acostumar com as limitações que a idade traz.
Apesar de ser verdade, a adolescência parece ter um charme especial quando o assunto são as dificuldades que enfrentamos. As mudanças físicas, hormonais e sociais parecem acertar em cheio todas as pessoas que passam por essa etapa, não é mesmo?
Além disso, a adolescência é um momento no qual o ser humano costuma ter diversas certezas sobre a vida e que apenas serão relativizadas com o passar dos anos (e com muito sofrimento).
Como exemplo de fatos que pareciam muito difíceis de acreditar na adolescência — mas que são muito importantes para a vida adulta — separamos cinco coisas que você gostaria que alguém tivesse te contado quando você era mais jovem:
1. Todo mundo deveria cuidar de si em primeiro lugar
Não se trata de ser egoísta, muito pelo contrário, porque somente é possível ajudar outras pessoas quando se está bem consigo mesmo.
Por isso, teria sido importante impor mais limites e filtrar melhor as amizades.
2. Fracassar é inevitável
É impossível não errar nunca, então seria mais fácil aceitar os erros e aprender com eles, ao invés de ficar se culpando. Inclusive, errar pode ser a melhor maneira de evoluir em diversas áreas da vida pessoal e profissional.
3. A vida amorosa segue
Aquele amor não era o maior, nem foi o último. A vida humana é repleta de afetos e de possibilidades emocionais.
4. Você irá mudar
As opiniões que são desenvolvidas na adolescência parecem — nessa fase — serem imutáveis e perfeitas, quase uma representação da nossa personalidade.
Entretanto, elas mudarão muito e até mesmo mais vezes do que gostaríamos.
5. Seus pais lhe entendem
Podia não parecer, mas seus pais passaram por diversas situações semelhantes. O problema entre vocês provavelmente não era de compreensão, mas sim de comunicação.
A pergunta que fica é: caso você conseguisse mandar essa mensagem para o passado, sua versão adolescente iria acreditar? Ou iria manter a certeza de que estava mais certa do que tudo e todos, incluindo sua própria versão do futuro?