Ter amigos e pessoas com as quais contar em momentos de aperto é sempre importante, mas é preciso tomar cuidado em relação aos assuntos sobre os quais conversamos com as pessoas, mesmo aquelas que consideramos de confiança.
A seguir, veja alguns temas sobre os quais não é recomendado conversar com ninguém, até mesmo com as pessoas mais íntimas:
Seus planos
Uma coisa é falar a respeito de um filme que você quer ver, mas não se deve comentar planos de longo prazo, como a sua vontade de trabalhar em outro país ou mudar de emprego.
Nesses casos, o ideal é esperar até que as coisas já estejam bem encaminhadas para só então compartilhar as novidades.
Suas atitudes de caridade
Se você faz algum tipo de boa ação ou alguma obra de caridade, não é interessante fazer muito alarde a respeito.
Nas redes sociais, por exemplo, postar fotos entregando cestas básicas a alguma instituição pode parecer uma atitude puramente feita para alimentar o ego.
Os problemas íntimos da sua família
Alguns problemas não devem ser compartilhados também, especialmente se envolvem outras pessoas. Mantenha suas discussões familiares controladas e evite contar para todo mundo quais são os dilemas de quem vive com você.
É preciso deixar claro que aqui estamos falando a respeito de problemas comuns, não de violências ou outros tipos de abuso — nesses casos, é imprescindível buscar ajuda.
Segredos de outras pessoas
Quando alguém confidencia algo a você, a ideia é que você não fale sobre isso por aí.
Sempre se coloque na posição da outra pessoa: da mesma forma que você não gostaria que aquele seu segredo caísse na boca do povo, a outra pessoa também não ficaria feliz se soubesse que você deu com a língua nos dentes.
Ressentimentos do passado
Nem sempre é bacana compartilhar eventos traumáticos ou ressentimentos antigos com os outros. O ideal é falar com um psicólogo sobre os assuntos antigos que ainda interferem em sua vida.
Viu só? Agora é só lembrar dessas dicas e colocá-las em prática para ter relacionamentos mais saudáveis com amigos, familiares e colegas de profissão.