Eclipses, em geral, ocorrem quando um objeto celeste passa diante de outro e têm como consequência o escurecimento parcial ou total do astro que ficou por trás. Aqui na Terra, nós temos dois tipos de eclipses, os solares e os lunares.
Esses fenômenos fascinam a humanidade desde muito tempo, sendo que muitas culturas antigas consideravam esses eventos como sendo portadores de muito simbolismo e, ainda hoje, muitas pessoas acreditam que há algo de especial nessas datas.
Hoje vamos abordar o que é um eclipse lunar, então confira a seguir algumas especificidades desse fenômeno:
1. Como acontece um eclipse lunar
Esse acontecimento astronômico ocorre quando a Terra acaba se posicionando entre o Sol e a Lua. Com isso, nosso planeta acaba projetando sua sombra no nosso satélite natural, o que pode acontecer de forma total ou parcial.
2. Quando acontecem esses eclipses
Diferente do eclipse solar, que pode ter um grande intervalo de tempo entre um e outro, dependendo do lugar do planeta no qual você se encontra, os lunares acontecem, normalmente, pelo menos duas vezes por ano.
3. Quanto tempo dura
Isso é uma coisa que varia muito, podem durar apenas alguns minutos, ou chegar a durar algumas poucas horas.
4. Quais os tipos
- Eclipse lunar penumbral: Nesse caso a Lua está na região da penumbra da sombra da nossa bolinha azul, por esse motivo a projeção da sombra é muito sutil;
- Eclipse lunar parcial: Quando apenas uma parte do nosso satélite natural é coberta pela sombra do nosso planeta. Nesse caso podem haver vários formatos (dependendo de como acontecer o alinhamento);
- Eclipse lunar parcial: Aqui a Lua estará completamente posicionada na região da umbra, com isso a sombra da Terra é projetada em toda a imagem do luar.
Da próxima vez que noticiarem que haverá um eclipse lunar, você já saberá como ele acontece e poderá puxar uma ótima conversa no almoço de domingo.