Sofrer por um amor não correspondido é muito comum, ainda que isso seja difícil de aceitar. Quando nos apaixonamos por alguém, a tendência é idealizar essa pessoa de acordo com o que acreditamos que seria a vida ao lado dela, por isso o ato de “desapaixonar” é sempre tão difícil e doloroso: é preciso também aceitar que aquela relação idealizada nunca aconteceu.
Se você quer tirar uma pessoa da cabeça e do coração, o melhor mesmo é aguardar a ação do tempo, que faz com que todas as nossas dores fiquem menores. Até lá, tente seguir algumas das recomendações abaixo:
Aceita que dói menos
Com o perdão do ditado clichê, a verdade é que aceitar é mesmo a melhor opção. A pessoa não quer mais estar ao seu lado, então não há como mudar isso — até mesmo porque um relacionamento saudável depende de consentimento, certo?
A gente sabe que aceitar é difícil, mas não tem outro jeito. Lembre-se de que, se a pessoa quisesse ficar contigo, ela estaria. Não vale a pena sofrer por quem não está mais pensando em você.
Mude o foco da sua atenção
É inevitável pensar na pessoa ou se lembrar dela de vez em quando. Por isso, é preciso bolar uma estratégia e mudar o foco quando a imagem dela surgir em sua mente.
Leia algum post legal nas redes sociais, veja vídeos fofos de bichinhos, comece a ler um novo livro, vá para a cozinha fazer uma receita diferente. Distraia-se.
Cuide de você
É importante que você cuide dos aspectos importantes da sua vida. Arrume seu quarto, atenda seus compromissos, cuide da saúde e do corpo, encontre seus amigos queridos, veja filmes e séries novas, estude, trabalhe.
Focar em você é importante sempre, mas ainda mais depois de um término ou um fora.
Encontre novos interesses
Busque experiências novas. Vale de tudo: caminhadas, aulas de dança, comprar uma bicicleta, fazer um curso técnico, aprender a bordar…
Não dê chance para a raiva
A outra pessoa não tem qualquer obrigação de ficar contigo. Não adianta ter raiva dela, mesmo que ela tenha sido injusta ou ingrata de alguma maneira. O ideal é deixar essa história no passado e seguir a sua vida. Sentir raiva por muito tempo dificulta o esquecimento.
Se você está sofrendo demais depois do término de um relacionamento ou por um amor que nunca foi correspondido, lembre-se de que é possível buscar ajuda para enfrentar a situação. Uma terapia psicológica pode ser um grande diferencial.