Ao ler os textos sagrados, é possível aprender sobre uma das figuras mais citadas na história da humanidade: Jesus Cristo. É possível aprender sobre quando ele nasceu, qual era sua missão na Terra, a forma como morreu e depois ressuscitou, e outras informações sobre um dos pilares do Cristianismo.
Mas uma informação que ainda não temos sobre Jesus Cristo é a sua altura, pois a Bíblia fornece poucos detalhes sobre esse assunto. No entanto, pesquisadores acreditam ser possível estimar a altura de Jesus Cristo.
Em relação a aparência, os textos sagrados oferecem alguns detalhes de como era a feição de Jesus Cristo, mas quase nada sobre sua altura. Para alguns pesquisadores, esse é considerado um indício claro de que ele possuía uma estatura média em comparação com outras pessoas da sua época.
Um exemplo está em Mateus 26:47-56. Nessa passagem, Judas Iscariotes precisa apontar para mostrar quem é Jesus para o que os soldados romanos o reconheçam. Isso é considerada como uma das provas de que ele seria relativamente parecido com seus discípulos.
Outro ponto importante nessa teoria é de que a Bíblia muitas vezes faz referências claras de quando um homem é muito alto ou muito baixo. Exemplos conhecidos são os de Saulo e Golias, que são descritos em termos de altura.
Então, como descobrir qual era a verdadeira altura de Jesus Cristo? Para chegar a uma resposta, os pesquisadores começaram a estudar a altura média de quem vivia no Oriente Médio por volta do século I d.C.
Um dos estudos foi feito pelo autor Joan E. Taylor que, em seu livro What Did Jesus Look Like? (2018), conta que um homem médio teria perto de 1,66 m de altura.
Outro estudo feito por antropologistas israelenses e britânicos em 2001 chegou a uma conclusão parecida. Após uma análise de um crânio proveniente do século I d.C., os estudiosos construíram a hipótese de que Jesus Cristo media um pouco mais de 1,50 m de altura e pesava cerca de 50kg.
Através de outras pesquisas é possível também ter uma noção de como era a aparência verdadeira de Jesus quando estava vivo. De acordo com Taylor, Jesus provavelmente tinha cabelos escuros e curtos, pele morena e olhos castanhos, e usava sempre uma túnica simples.
Como a localização exata do túmulo de Jesus é tema de discussão até hoje em dia e não existem resquícios da sua ossada para serem analisados, é difícil se aprofundar sobre suas características. No entanto, ao que tudo indica, ele não era um homem alto.