Muito popular, principalmente entre os jovens, o Muay Thai é uma arte marcial de origem tailandesa, tanto que também pode ser chamada de boxe tailandês. Outro nome que explica um pouco do seu funcionamento é “arte das 8 armas”, porque utiliza os dois cotovelos, dois joelhos, duas canelas e dois punhos para desferir seus golpes.
Como uma arte marcial, o Muay Thai foi originalmente imaginado para ensinar o praticante a melhor forma de nocautear o adversário. Entretanto, na sociedade atual, esse passou a ser um objetivo secundário (se não inexistente) para a maioria dos adeptos, que costumam focar muito mais nos benefícios físicos e mentais desse tipo especial de exercício físico.
Por isso, separamos as principais vantagens para quem está pensando em começar, ou não quer desanimar de ir para a academia:
1. Melhora da postura
Como diversos chutes são idealizados para acertarem a cabeça do adversário, com o tempo, o praticante passa a desenvolver mais alongamento e coordenação motora, o que acaba por aprimorar sua postura.
2. Tonificar o corpo
Os treinos costumam ser muito intensos, o que contribui com o fortalecimento e a definição dos músculos das coxas, dos glúteos e dos braços, principalmente.
3. Disciplina
Fundamental em todo o esporte, essa habilidade é especialmente necessária para conseguir melhorar numa arte como o boxe tailandês, porque essa modalidade exige muitos movimentos complexos, com precisão e força.
4. Reflexos mais aguçados
Em uma luta é importante tentar antever o próximo movimento do adversário e responder a ele da maneira mais rápida possível. Como os combates são comuns nas aulas, isso irá melhorar o reflexo do praticante.
5. Alívio do estresse
Ao nos movimentarmos, aumentamos a produção de endorfina, que é um dos hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. Através da intensidade da arte marcial, em algum tempo o aluno irá começar a perceber a diferença.
Não esqueça de tomar todos os cuidados ao escolher uma academia que seja responsável e tenha qualidade no corpo técnico. Também é importante, antes de iniciar qualquer atividade física, passar por uma avaliação com sua médica. Depois disso é só correr pro abraço, ou melhor, pro clinch.