Dobermann: confira 5 curiosidades sobre essa raça de cachorro

Criado no século 19, ele é conhecido por ser um excelente cão de guarda. Saiba mais.

Do mesmo grupo dos pinschers, o dobermann é conhecido por ser um ótimo cão de guarda, pois sempre está atento ao que acontece ao seu redor. Ele é um cachorro inteligente e que preza pela lealdade. Além disso, ele se apega facilmente à sua família, sendo uma ótima companhia.

continua depois da publicidade

O dobermann é conhecido também por carregar bastante energia e ser muito agitado, o que demanda muitos estímulos e atividades físicas. O cachorro dessa raça é ainda bastante esperto e aprende rápido os comandos recebidos durante o adestramento.

Quer saber mais sobre o dobermann? Então confira a seguir 5 curiosidades sobre essa raça de cachorro.

continua depois da publicidade

1. Origem alemã

O dobermann foi criador no século 19, mais precisamente no ano de 1890, na Alemanha, por Karl Friedrich Louis Dobermann, um cobrador de impostos.

Na época, Karl estava procurando por um cachorro que fosse companheiro e ainda um bom cão de guarda, para mantê-lo em segurança durante o seu trabalho.

Então, acredita-se que o cobrador tenha cruzado as raças pastor alemão, rottweiler, pinscher e o greyhound para criar o doberman, um cachorro com porte elegante, corajoso e bastante inteligente. Em 1900, a raça foi reconhecida pelo American Kennel Club (AKC).

continua depois da publicidade

2. A socialização é essencial

Por ser um excelente cão de guarda, o dobermann em muitas ocasiões costuma se mostrar desconfiado e cuidadoso em relação às pessoas que se aproximam. Por esse motivo, em algumas situações, ele pode se mostrar agressivo.

Para evitar esse tipo de problema, o ideal é promover a socialização do cão quando ele ainda é filhote. Com o treinamento certo, o dobermann aprende a ser mais tranquilo e receptivo com pessoas e também com outros cães.

3. É um cão de personalidade forte

Um outro motivo que leva o dobermann precisar de adestramento ainda filhote é a sua personalidade forte. Como ele é um cachorro que tem bastante energia, o tutor pode ter dificuldade em controlar o animal, pois tem um perfil de liderança, então não gosta muito de receber ordens.

continua depois da publicidade

E como ele é cachorro inteligente, não apresenta dificuldade em ser adestrado ainda filhote.

4. Exerceu papel na Segunda Guerra Mundial

O dobermann foi um grande herói da Batalha de Guam que ocorreu em 1944 durante a Segunda Guerra Mundial. Isso porque, de acordo com relatos do período, o cachorro foi antes das tropas e anunciou a chegada de soldados japoneses ao local. Infelizmente, o cão morreu com a explosão de uma granada. Mas, antes disso ocorrer, ele conseguiu salvar a vida de muitos soldados.

O nome dele era Kurt e foi o primeiro dos 25 cães a serem enterrados no Cemitério de Cães de Guerra do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, localizado em Guam. Nesse cemitério, foi construído um memorial para Kurt, no qual o nome dos demais animais se encontram nas laterais.

continua depois da publicidade

5. O dobermann é silencioso

O dobermann é bastante silencioso e só late em casos de muita necessidade, outro motivo de ele ser considerado um ótimo cão de guarda.

Vale notar que cachorro dessa raça não deve ser criado em espaços pequenos, como os apartamentos, devido ao seu alto nível de energia.