Somente aquelas pessoas que estiverem em partes da Antártica e nas regiões mais ao sul dos oceanos Atlântico e Pacífico conseguirão ver o eclipse a olho nu, que irá acontecer neste sábado. Mas não precisa ficar triste, porque o evento será transmitido pelo canal do Observatório Nacional no YouTube.
A live do Observatório começará às 15h e trará algumas outras atrações além do acontecimento astronômico, como a promessa de participação da astrônoma Josina Nascimento e a apresentação das últimas fotos de Marte que, faz pouco tempo, também viveu um eclipse solar.
Você sabe como acontece um eclipse?
Esse fenômeno ocorre quando a Lua se coloca entre a Terra e o Sol, fazendo uma sombra em nosso planeta. Nessa área “protegida” da luz pela Lua, a parte mais escura vai se chamar umbra, e, em torno dela, tem uma área mais clara, chamada penumbra.
Por isso, quem estiver na pequena faixa coberta pela umbra poderá ver um eclipse total. Já naquelas áreas atingidas pela penumbra poderá ser visto um eclipse parcial.
Como observar
Caso você seja um dos poucos com a oportunidade de ver esse eclipse, não se esqueça de proteger os olhos e lembre-se que óculos escuros não são o suficiente. É necessário utilizar chapas de Raio X ou filmes fotográficos.
Também é possível ir em lojas de ferragens e materiais de construção e comprar um vidro de solda, mas fique atento, porque a tonalidade desse equipamento deve ser, no mínimo, 14.
Em 2022 ocorrerão alguns eventos similares, dos quais o de abril é só o primeiro, só que nenhum deles será observável do Brasil. Então, é bom ficar atento ao canal do Observatório Nacional para não perder nenhuma das transmissões.