Se você tem um gatinho em casa, sabe bem que, de tempos em tempos, ele fica fazendo aqueles movimentos fofinhos, como se estivesse sovando um pãozinho. Se for nas suas costas ou pernas, é quase como receber uma massagem, não é mesmo?
Para responder às perguntas dos mais curiosos, que gostam de saber por que alguns comportamentos são assim tão padronizados nos animais, selecionamos não apenas uma, mas três explicações que justificam esses movimentos do seu bichano. Confira a seguir:
Pode ser uma questão fisiológica
Quando estão amassando o pãozinho, os gatos acabam ativando glândulas em suas patinhas, que liberam um odor específico, utilizado para que os animais demarquem o território.
Se o seu gatinho estiver amassando a sua barriga, por exemplo, pode saber: o território é você.
É uma forma de arrumar a cama
Gatos são autossuficientes demais e você já deve ter percebido isso. Uma das teorias a respeito do ritual de amassar pãozinho é a de que esses animais fazem isso também como uma espécie de arrumação de cama, já que sempre afofam os lugares onde decidem deitar um pouco.
Na natureza, esse movimento possivelmente seria o de reunir folhas e galhos para criar um colchãozinho express, mas aí na sua casa, a gente já sabe: o colchão é você.
Eles se lembram de quando eram filhotes
Olha só como a Ciência pode ser fofa! Alguns pesquisadores afirmam que, como o movimento é exatamente o mesmo que os gatinhos faziam quando mamavam em suas mães, esse comportamento pode ser uma tentativa saudosista de se lembrar da época em que eram filhotes.
Na fase adulta, esse amassar de pão é um exercício extremamente reconfortante e que tem a ver com sensações de segurança e tranquilidade. Então, sim: você é definitivamente mãe ou pai do seu gato.
Agora quando seu bichano começar a trabalhar na padaria, você já saberá por que ele age dessa forma. Fofo demais, né?