A audição dos gatos é extremamente sensível e potente, chegando a ultrapassar em grande medida a capacidade dos humanos. Esse poder é fundamental para os felinos, já que por serem caçadores, eles precisam ter uma audição bastante aguçada para conseguirem ouvir sons muito baixos e agudos que são emitidos por suas presas.
A seguir, confira três curiosidades impressionantes sobre a audição dos gatos.
1. Frequência auditiva
A audição dos gatos é muito mais aguçada que a dos humanos e até mesmo a dos cachorros. Enquanto a audição humana vai de até 20.000 Hz e a do cachorro vai até 40.000Hz, a audição felina pode chegar até 65.000Hz.
E ouvir sons com essa frequência faz dos bichanos capazes de escutarem os chamados ultra sons. Esses ruídos são tão agudos que o ouvido humano nem percebe sua existência.
2. Estrutura das orelhas
As orelhas dos gatos são cheias de músculos que são capazes de se movimentar em direção ao som. Na verdade, são 32 músculos que se movem de forma automática.
O desenho das orelhas é perfeito para a entrada de som. Seu formato triangular, juntamente com todas aquelas dobrinhas, faz das orelhas dos felinos uma concha acústica excelente.
3. Sons há longas distâncias
Outra curiosidade impressionante sobre a audição dos felinos é sua capacidade ouvir sons há longas distâncias. De acordo com estudos, os felinos são capazes de ouvir a sons a uma distância cinco vezes maior que a humana.
Essa condição independe da frequência sonora, ou seja, funciona para sons graves e agudos. A distância somada à capacidade de descobrir de onde vem os ruídos dá aos gatos uma grande vantagem em caçadas.
Por esse motivo, é que, muitas vezes, os bichanos pegam seus tutores de surpresa com um ataque, mesmo sendo de brincadeira.