Descobertas arqueológicas sempre despertam a curiosidade da população, e não é para menos. Já imaginou que incrível estar diante de algo que foi criado por civilizações antigas ou que acabou fossilizando com o tempo? A seguir, conheça alguns artefatos que foram descobertos por engano:
Embarcação de 4 mil anos
O jovem irlandêz Cathal McDonagh decidiu cabular aula em um belo dia e foi brincar nas proximidades de um lago, no condado de Roscommon, na Irlanda. O que seria apenas mais uma peraltice se transformou em notícia internacional quando Cathal resolveu molhar os pés e tropeçou em uma coisa estranha, feita de madeira.
Ao tentar erguer o objeto para ver o que era, o menino percebeu que se tratava de algo muito maior e pesado. Sem querer, Cathal simplesmente encontrou um barco com cinco metros de comprimento e que, segundo especialistas em arqueologia, foi utilizado durante a Idade Média ou talvez até antes desse período.
As análises mostram que o objeto pode ter até 4 mil anos de idade. Já pensou?
Moedinhas de ouro
Um trabalhador do campo encontrou materiais raros e muito antigos enquanto estava na vila de Radhanagar, em Jaipur, na Índia. Os artefatos encontrados eram nada mais nada menos do que moedas de ouro antigas.
Análises feitas pelo historiador Nrusingha Charan Sahoo mostram que, como as moedas tinham a imagem do rei Huviska, com certeza foram cunhadas durante o século 2.
Âncora egípcia
Rafi Bahalul, um médico veterinário, estava mergulhando em uma região do Mar Mediterrâneo, na costa Norte de Israel, quando encontrou um objeto inusitado: uma âncora egípcia que tem, aproximadamente, 3.400 anos.
O artefato tinha uma decoração de uma deusa antiga e continha, ainda, alguns hieróglifos que, quando analisados, revelaram a data do material. Impressionante.
E você, já viu algum item muito antigo bem de perto? O que mais chama a sua atenção nesse tipo de descoberta?