Um dos grandes pilares da boa saúde é o sono. Quando não dormimos bem ou por tempo o suficiente, sentimos na pele os efeitos no dia seguinte. Além do mau humor e da dificuldade de concentração, que são sintomas fáceis de se relacionar com a falta de sono, dormir mal prejudica a saúde em diversos aspectos, incluindo a regulação dos hormônios.
Se você tem dificuldades para dormir, se acorda com frequência à noite e se sente cansaço constantemente, é importante buscar ajuda médica. Um profissional especialista em sono pode solicitar exames para descobrir as causas do problema e, a partir daí, propor tratamentos e terapias.
Na maioria dos casos, no entanto, alguns ajustes simples em seus hábitos e na sua rotina já podem proporcionar noites bem dormidas. A seguir, veja algumas atitudes que você pode fazer para tentar dormir melhor:
Faça exercícios de respiração
Controlar a forma como você respira é um jeito simples e efetivo de relaxar o corpo, desacelerar a mente e pegar no sono com mais facilidade.
Um método de sucesso é o 4-7-8, que é um exercício simples: inspirar o ar pelo nariz durante 4 segundos, prender a respiração por 7 segundos e soltar o ar pela boca enquanto conta até 8.
Cuide do seu quarto
O ambiente em que você dorme precisa estar adequado para esse período de descanso. Por isso, o ideal é que seu quarto fique bem escuro, com uma temperatura agradável e fresquinha. Roupas de cama confortáveis e limpas também fazem a diferença.
Diminua a iluminação da casa
É importante que, pelo menos uma hora antes de ir dormir, você desligue a TV e o computador e diminua as luzes da casa. Se puder ficar longe do celular, então, melhor ainda.
Esses aparelhos eletrônicos emitem luzes artificiais que passam ao cérebro a mensagem de que ainda está dia, atrapalhando nosso relógio biológico.
Escolha músicas relaxantes para ouvir
Escutar músicas calmas e que tenham sons da natureza, como passarinhos cantando ou o barulho do mar, também ajuda a desacelerar a mente e a sentir mais sono. Se puder, faça um chá de camomila e leia um livro antes de ir dormir.
Tudo isso junto pode ajudar você a pegar no sono com mais facilidade. Se nada disso resolver e a situação estiver difícil há muito tempo, não hesite em buscar ajuda médica.