As plantas mais raras do mundo, como a própria característica já diz, são espécies difíceis de serem achadas na natureza, mas quando encontradas encantam por sua beleza e singularidade.
Algumas espécies acabaram sendo devastadas em virtude da intervenção direta ou indireta do ser humano, enquanto outras precisam de condições tão específicas para nascerem que existem em pouquíssima quantidade e somente em determinados locais do mundo. A seguir, confira a lista completa.
Quais são as plantas mais raras do mundo?
1. Bico-de-papagaio
Encontrada nas Ilhas Canárias, a bico-de-papagaio é conhecida no Brasil, mesmo sendo extremamente rara na natureza. Ela teria sido originalmente polinizada por pássaros já extintos das Ilhas Canárias, o que ajuda a explicar o porquê de ser rara.
2. Petúnia-vermelha
A petúnia-vermelha é encontrada no Brasil. Ela foi descoberta somente em 2007 e é o único tipo de petúnia polinizado por beija-flores. A sua raridade pode ser explicada no fato de a espécie se reproduzir mais facilmente com outras variações de petúnias do que com ela própria.
3. Kokio
Em 1978, a única sobrevivente da kokio foi destruída em um incêndio. Mas, felizmente, um ramo foi salvo e enxertado em 23 árvores, localizadas no Havaí.
4. Sapatinhos-de-senhora
Encontrada na Europa e no leste asiático, a sapatinhos-de-senhora é uma orquídea que, apesar de existirem muitos tipos dessa espécie, está em extinção em virtude da redução contínua do seu habitat.
5. Vine-jade
A vine-jade é rara por conta da destruição do seu habitat e, por consequência, dos seus polinizadores naturais. Hoje, a espécie encontra extrema dificuldade de propagação e está em extinção. Ela pode ser encontrada nas Filipinas.
6. Orquídea-fantasma
Essa espécie de orquídea consegue viver no subsolo por anos sem dar sinais de vida e florescer inesperadamente.
Encontrada na Inglaterra, a orquídea-fantasma não faz fotossíntese nem fabrica seu próprio alimento. Para se nutrir, ela precisa da ajuda de um fungo específico que entra em contato com sua raiz para lhe fornecer nutrientes.
7. Franklin Tree
Encontrada nos Estados Unidos, a Franklin Tree foi completamente extinta do seu habitat ainda no século 19. Hoje, a espécie é cultivada apenas por horticultores e em criações comerciais.
8. Chocolate-cosmos
A chocolate-cosmos está extinta na natureza há mais de 100 anos. Em 1902, um clone foi reproduzido por propagação vegetativa e a espécie foi novamente introduzida ao cultivo. Ela pode ser encontrada no México.
9. Gibraltar Campion
Para completar a lista das nove plantas mais raras do mundo, temos a Gibraltar Campion. Até 1992, todos os vestígios da espécie tinham desaparecido, até que, dois anos depois, um único exemplar foi encontrado na reserva natural de Gibraltar. Desde então, ela, que só cresce em afloramentos rochosos, está sendo reintegrada à natureza.