No meio de uma cadeia de montanhas protegida pelo Parque Nacional de Phong Nha-Kẻ Bàng, no coração do Vietnã, encontra-se uma das mais incríveis obras da natureza que o homem já teve o privilégio de visitar.
Estamos falando da caverna Son Doong e de suas características únicas. Veja abaixo o porquê de ela ser tão especial:
1. Tamanho
A caverna possui 9 km de comprimento, 150 metros de largura e 200 metros de altura. Isso significa que dentro dela caberia um prédio de 40 andares.
2. Formada de maneira única
A junção de dois rios gigantescos (Rao Thuong e Khe Ry) para criar uma nova massa de água chamada Son Doong criou essa enorme fenda nas montanhas de calcário. Todo esse processo ocorreu entre 2 e 5 milhões de anos atrás.
3. Descoberta
Mesmo com todo esse tamanho, a caverna de Son Doong era completamente ignorada até 1990. Nesse ano, uma pessoa, literalmente, tropeçou numa abertura em um penhasco, resolveu ver aonde aquilo levava e ouviu um grande rio correndo por dentro da montanha.
Algum tempo depois, essa pessoa comentou sobre o fato com pesquisadores da British Cave Research Association (BCRA) que, após diversas tentativas, conseguiram acessar o local apenas em 2009.
4. Muita vida
Por estar relativamente isolada do exterior, a caverna levou ao aparecimento de peixes e insetos únicos que só existem ali. E não é de hoje, já que muitos fósseis achados em Son Doong não foram vistos em nenhum outro lugar.
5. Arquitetura especial
Existem algumas entradas de luz na caverna, resultado de erosão e desabamentos, por isso mesmo sendo quase toda fechada, existe luz o suficiente para que algumas árvores consigam viver lá dentro.
Além disso, outra coisa que chama muito a atenção são as estalagmites, que podem chegar a 80 metros de altura, o que faz delas as mais altas do mundo.
Você já tinha imaginado a possibilidade de existir uma caverna desse tamanho? E sabendo que ela existe, teria coragem de visitá-la?