Depois de alguns anos, a fase adulta traz algumas novas preocupações em relação à saúde. Se você já passou dos 25, sabe muito bem que há diversos produtos voltados para os cuidados com a pele, mas o que muita gente ainda não sabe é que alguns hábitos comuns podem interferir na idade que aparentamos ter.
A seguir, veja o que pode fazer com que a sua pele envelheça mais rapidamente:
Tomar pouca água
Todos os processos básicos que envolvem a manutenção da sua saúde precisam de água para acontecer, e um dos primeiros sinais de falta de hidratação é perceptível justamente na pele, que fica sem viço e mais flácida quando você consome menos água do que deveria.
Tomar água com frequência é fundamental também para que o corpo se livre das toxinas que fazem mal à saúde, então não se esqueça de ingerir aproximadamente dois litros de água todos os dias.
Consumir açúcares e gorduras em excesso
O açúcar em excesso provoca a rigidez da pele, que tende a ficar mais flácida e com rugas. A gordura, por sua vez, quando se acumula no tecido subcutâneo, causa celulite e gordura localizada.
Dormir mal
Ter uma boa noite de sono é fundamental para que o corpo produza alguns hormônios. Entre eles, citamos a melatonina e o hormônio do crescimento. Dormir mal nos deixa sem viço na pele e também com olheiras.
Estresse
O estresse libera hormônios como o corticoide, que provoca oleosidade na pele e favorece a formação da acne. Em momentos de estresse intenso, é comum que o corpo fique mais fraco e a pessoa tenha mais chances de desenvolver alergias, psoríase, herpes e erupções cutâneas.
Não usar filtro solar
Mesmo dentro de casa ou em dias nublados é preciso usar filtro solar e tornar isso um hábito em prol da sua saúde. A exposição excessiva aos raios solares é a maior responsável pelo envelhecimento precoce e pelos casos de câncer de pele.
Para evitar o fotoenvelhecimento e o surgimento de manchas, flacidez e pele áspera, use filtro solar.
E aí, quais desses hábitos você tem também? Que tal rever suas atitudes e cuidar mais da saúde da sua pele? Pode ter certeza de que sua versão do futuro ficará agradecida.
Detalhe importante: este texto não substitui uma consulta com dermatologista. Para obter mais informações específicas, não deixei de tirar sua dúvidas com profissionais da saúde.