Se você é o humano do gato que vive em sua casa, sabe muito bem que o bichano é bom de cama e gosta de passar boa parte do dia dormindo tranquilamente. Além de ser um comportamento típico desses felinos, dormir bastante tem relação com os hábitos noturnos dos gatos e, claro, é uma questão importante para a saúde dos bichinhos.
Em termos de quantidade, só para você ter ideia, é comum que os gatos durmam em média 15 horas por dia, mas há os que chegam à incrível marca de 20 horas de sono diárias. Tudo isso é absolutamente normal, antes que você pense o contrário.
É normal também, como você já deve ter notado, que esse tempo todo de sono não seja de uma vez só. Os bichanos são adeptos de períodos de soneca seguidos de alguns momentos acordados — são pequenas máquinas de cochilo, por assim dizer.
Por que tanto sono?
Primeiro, é preciso lembrar que gatos são animais com hábitos noturnos, ou seja: o corpo desses animais é biologicamente programado para que eles passem mais tempo acordados ao longo da noite, afinal são predadores que se beneficiam do sono de suas presas.
O mesmo acontece com outros felinos, como leões e tigres, que descansam durante o dia para caçar na calada da noite. Mesmo que os gatos tenham sido domesticados ao longo do tempo, essas características se mantêm e os bichanos mostram, inclusive quando estão brincando, como são caçadores que podem demonstrar seus instintos primitivos a qualquer momento.
O motivo para tanto tempo de sono tem a ver justamente com esse mecanismo de caça, que necessita que o bichinho esteja descansado e com as energias lá em cima para poder correr atrás de suas presas. É por isso também que gatos domésticos, que vivem em casa ou apartamento, tendem a dormir mais do que os gatos de rua, que ainda precisam caçar.
O padrão de sono e comportamento dos gatos também pode mudar de acordo com fatores como idade, raça e clima. Em dias de chuva e frio, por exemplo, seu bichano muito provavelmente vai dormir mais e ficar encolhido embaixo de uma cobertinha.
Outro fator interessante é que, como costumam gostar de seus humanos, os gatos conseguem adaptar suas rotinas de sono para passar mais tempo ao lado dos tutores. Se você passa o dia todo fora de casa, no trabalho, é bem possível que seu gato fique dormindo na maior parte desse período para aproveitar a sua companhia quando você estiver de volta em casa.
Bonitinho, né? A gente também acha.