O Sphynx é uma das poucas raças que todo mundo reconhece de primeira, justamente por ter a marcante característica de não possuir pelos. Mas, além disso, ele ainda pode surpreender com outros fatos. Confira abaixo apenas algumas das coisas mais legais sobre esses bichanos pelados:
1. Pop Star
Para todo mundo que é fã da série “Friends”, isso não é nenhuma novidade. No episódio 21 da quinta temporada, Rachel Green (Jennifer Aniston) decidiu ter um bichano e escolheu justamente um Sphynx.
Infelizmente a convivência não deu muito certo e o gato ficou por ali só um episódio. Mas, de qualquer forma, fazer uma participação especial em um dos maiores seriados de todos os tempos não é para qualquer um.
2. Ele ainda pode causar alergia
Engana-se quem pensa que devido ao fato de não ter pelos esse gato é hipoalergênico. Pouca gente sabe, mas os espirros são causados pela proteína Fel D1 (regularmente produzida pelo Sphynx) que está presente na saliva dos felinos e é espalhada pelo corpo durante os autocuidados.
3. Cobertorzinho de orelha
Ter um Sphynx no colo não esquenta só o coração. Ele tem uma temperatura corporal entre 42 ºC e 43 ºC (4 ºC acima da média dos gatos), então ele pode até ajudar aquelas pessoas friorentas a se sentirem mais confortáveis.
4. Várias cores
Mesmo sem ter pelos, a cor deles pode variar bastante, devido aos tons de pele existentes na raça. Entre as mais comuns estão: branco, preto, camafeu, marrom e azul creme.
5. O nome engana
Contrariando a crença de muitas pessoas, essa raça não tem relação nenhuma com o Egito. O primeiro exemplar surgiu em Ontário, no Canadá, em 1966, devido a uma mutação genética sem qualquer planejamento.
6. Primo eslavo
Além do Sphynx com origem canadense, existe outra raça originária da Rússia com as mesmas características, o Don Sphynx.
7. Comilão
Essa raça tem um metabolismo muito acelerado, então é normal ele ser bem comilão. Por isso, para evitar problemas com obesidade, é bom oferecer a quantidade ideal de ração, sem deixar o alimento disponível o dia todo.
Se está pensando em ter um Sphynx como seu companheiro, esse texto pode ser um ótimo começo, mas não esqueça de procurar uma veterinária que conheça bem a raça e seja capaz de tirar todas as suas dúvidas.