Todas essas formas de comunicação são muito comuns, tanto nas mídias que acompanhamos diariamente, quanto em vestibulares e no Enem. Por isso é importante sabermos a diferença entre tirinha, cartum e charge, não por simples classificação, mas para conseguir interpretar melhor a mensagem do autor.
Confira a seguir as características mais marcantes de cada um dos estilos artísticos e jornalísticos:
1. Cartum
Normalmente esse tipo de texto trata de situações que poderiam acontecer em qualquer lugar, fazendo graça dos costumes e condições sociais sem se referir a nenhuma personagem ou personalidade específica.
Esses textos humorísticos têm sempre a parte gráfica presente, já a linguagem verbal pode ou não participar da composição.
2. Charge
Os autores costumam fazer uma crítica sarcástica de situações específicas muito bem localizadas no tempo e no espaço. Dessa forma, costumam retratar personalidades públicas como políticos ou artistas.
Quanto ao uso da linguagem, o mais corriqueiro é que se conjugue imagem e texto no mesmo quadro.
3. Tirinha
São pequenas histórias em quadrinhos que, via de regra, fazem uso das mesmas personagens ou, pelo menos, de um mesmo núcleo central.
Seu humor se desenvolve a partir da familiaridade do público com os participantes da história, bem como das críticas aos valores sociais predominantes.
4. Curiosidade extra: caricatura
Nesse caso, é feito um desenho exagerando as principais características físicas e de personalidade da pessoa que está sendo retratada.
Nos jornais e redes sociais o mais habitual é que a inspiração venha dos famosos, mas é muito comum pessoas encomendarem caricaturas de si mesmas ou como forma de presentear alguém próximo.
Claro que, depois de aprender as diferenças, você não precisa corrigir todas as pessoas que usarem os termos de forma imprecisa. Mas caso surja a oportunidade de ajudar alguém que está estudando ou tentando entender algum desses textos, aí sim chegou sua hora de brilhar e apresentar toda sua erudição.