Diferentemente dos cachorros, que adoram passear com seus tutores, os gatos podem não sentir vontade de sair de casa por algum tempo devidamente acompanhados. Por isso, é preciso que o tutor analise o comportamento dos seus bichanos e entenda se eles sentem a necessidade de fazer passeios.
Um dos motivos de os felinos não demonstrarem a necessidade de passear, é o enriquecimento ambiental a que ele tem acesso. Se ele tem tudo do que precisa em sua casa para se divertir e se distrair, ele certamente ficará feliz e satisfeito, sem precisar de ter uma rotina de passeios. E isso deve ser respeitado.
Mas, se esse não for o caso, e o bichano demonstrar a necessidade de sair de casa por algum tempo, o tutor precisa observar se seu gato lida bem com outros animais e pessoas, ou se ele sente medo quando alguma visita aparece. Isso, para evitar qualquer estresse e até a ocorrência de acidentes durante o passeio.
Se você é tutor de gato e percebeu que ele gosta de passear, confira três dicas úteis que preparamos para você e que vai tornar o passeio com seu bichano agradável, seguro e divertido.
1. Não esqueça da coleira
Antes de levar seu gato para passear, lembre-se que ele precisa uma coleira, para evitar a ocorrência de acidentes e a fuga do animal. A dica é escolher a que seja mais confortável para o seu bichano.
2. Dê preferência a um lugar mais tranquilo
Se o for primeiro passeio do seu gato acompanhado, prefira um lugar mais tranquilo para ele explorar, como um jardim ou um parque, por exemplo.
3. Proteção é importante
Antes de passear com seu bichano, é super importante que ele esteja protegido contra pulgas e carrapatos, para que nenhum parasita indesejado entre em contato com a pele dele.