O vinagre de maçã, também conhecido como vinagre de cidra, possui diversos usos, que vão desde temperar alimentos à cuidados dermatológicos. Fonte rica de substâncias anti-inflamatórias, ele pode ser usado para o tratamento de algumas doenças e também no processo de emagrecimento.
Além disso, o seu pH ácido traz benefícios ao nosso organismo como: prevenção do envelhecimento precoce, graças a sua ação antioxidante; controle dos níveis de açúcar no sangue, prevenindo a diabetes; e ainda devolução do brilho aos cabelos opacos e desinflamação da epiderme.
O produto é feito a partir do suco da fruta fermentado, por meio do processo de fermentação acética. Duas colheres de sopa por dia misturadas na salada, em sucos, em um copo de água ou até mesmo puras são o suficiente para o nosso organismo começar a tirar proveito do vinagre de maçã.
A seguir, veja algumas das utilidades do vinagre de maçã:
No processo de emagrecimento
O vinagre de maçã não possui ação emagrecedora, no entanto, pode ajudar no processo de emagrecimento. Isso porque, ele possui pectina em sua composição, um tipo de fibra solúvel que absorve a água, preenchendo o estômago, o que promove o aumento da sensação de saciedade, diminuindo a fome.
Já que o produto aumenta a sensação de saciedade, uma dica é consumi-lo logo pela manhã, em jejum, como uma espécie de “shot matinal”, com limão e cúrcuma. O consumo nessa parte do dia pode ajuda na diminuição da fome do indivíduo ao longo dia.
Vale notar que o consumo do produto deve ser aliado, por óbvio, por uma dieta balanceada, rica em frutas, legumes e proteínas, e ainda por atividade física.
Na queda de cabelo
Por possuir propriedades anti-inflamatórias, o vinagre de maçã pode ajudar na queda de cabelo, mas, somente, se essa queda for causada por quadros inflamatórios de coceira, irritação na raiz do cabelo, como a dermatite seborreica, por exemplo.
Na resistência da pele à acne
Em sua composição, o vinagre de maçã possui o ácido acético, que tem efeitos antibióticos e antissépticos em nosso corpo, sendo uma das maiores beneficiadas desses efeitos a nossa pele.
Na pele, o produto atuará como um tônico natural, limpando a pele e reduzindo o excesso de oleosidade, por consequência, o surgimento de acnes. Não bastasse isso, por possuir um pH semelhante ao do da nossa pele, o vinagre de maçã, ajudará a manter os níveis de ácido e proteína, auxiliando no combate às espinhas.
Na digestão
O vinagre de maçã é responsável por inibir a ação de várias enzimas e digerir os carboidratos e açúcares, contribuindo diretamente para a digestão dos alimentos e acelerando o esvaziamento gástrico. Além disso, quando o produto é orgânico, ele possui fibra solúvel em sua composição, o que estimula os movimentos intestinais.
Recado importante: As informações contidas neste texto têm caráter meramente informativo. Caso queira se aprofundar no assunto e/ou consumir o vinagre de maçã, procure a orientação de um profissional.