Há uma diversidade de raças de cachorro, o que leva a afirmar que há uma raça para cada tipo de pessoa. Há aqueles cães mais calmos e preguiçosos, que não necessitam muito de exercícios, de atividades para gastar energia, sendo perfeitas para apartamentos e lugares pequenos.
Mas, em compensação, há os cães que têm a energia lá em cima e que para gastar essa energia, necessitam se movimentar, de passear diariamente, manter uma rotina de exercícios e de espaços maiores para se locomoverem. Isso, inclusive, para evitar que a disposição acumulada desses cães não seja descontada em partes da casa de seu tutor.
Se você está à procura de cães que tenham muita disposição no dia a dia e energia de sobra, confira a seguir a lista que preparamos com cinco raças de cachorro mais agitadas e, ainda, algumas dicas do que pode ser feito para seu pet gastar a energia.
1. Pitbull
Os cães da raça Pitbull são conhecidos por serem agressivos, e eles podem ser sim animais perigosos, mas isso vai depender da forma como eles são criados.
Eles são agitados, necessitando de socialização e de adestramento positivo – ou seja, sem violência – para gasta energia. Além disso, os exercícios físicos podem ser uma ótima opção para que esses cães possam canalizar o excesso de energia e desenvolver sua força.
2. Golden Retriever
O Golden Retriever é dócil e amável, mas tem altos níveis de energia. Os cães dessa raça amam praticar esportes, principalmente os que envolvem água.
Investir em gastar energia desse pet, evitar o acúmulo de tédio e ainda deixa o seu Golden Retriever feliz.
3. Border Collie
O Border Collie é considerado o cachorro mais inteligente do mundo, por isso não vai dar trabalho na hora do treinamento.
Ele pode ficar arredio e estranhar pessoas desconhecidas quando não gasta sua energia. Os cães dessa raça necessitam de brincadeiras que exercitem seu cérebro e também de atividades físicas de alta intensidade.
4. Pastor Alemão
O Pastor Alemão também é um cachorro inteligente. Além disso, ele é carinhoso, defensor, apegado ao seu tutor, amigo e excelente cão de companhia.
Ele foi desenvolvido para pastorear ovelhas, por isso, as atividades físicas parte fazem parte do DNA desse cão. Assim, ele precisa sempre se manter em movimento para ter a sua saúde em dia.
5. Labrador
O Labrador é conhecido por ser brincalhão, carinho, dócil e inteligente. Devido aos seus altos níveis de energia, ele tem dificuldade de ficar quieto.
Então, se você quer adotar um labrador ou já é tutor de um, mantenha uma rotina de atividades físicas com seu cão.
6. Jack Russell Terrier
Apesar do tamanho pequeno, o Jack Russell Terrier é um verdadeiro furacão. Então ele precisa sempre se manter em movimento para canalizar sua energia e evitar que os móveis da casa de seu tutor não sofram com tamanha disposição.
7. Pastor Australiano
O Pastor Australiano também foi desenvolvido para a função de pastoreio. Por esse motivo, a energia e vitalidade são algumas das suas principais características. O Australiano é atlético e vigoroso, não demonstrando cansaço com muita facilidade.
Quando domesticado e caso ele não gaste sua energia, ele tende a ficar dominante demais e tentar “pastorear” as pessoas da casa. Uma alternativa para evitar isso, é ele fazer corridas e caminhadas frequentemente.