As palavras “olá”, “oi” e tchau” fazem parte do nosso vocabulário há muitos anos, sendo por nós utilizado rotineiramente. Mas, você sabe qual a origem dessas palavras tão curtinhas e tão faladas? Se não, confira a seguir de onde surgiu cada umas dessas palavras.
A começar pelo “olá”. A palavra é classificada como vocábulo expressivo, ou seja, não tem origem definida. O mesmo pode-se dizer da palavra “oi”, já que o seu surgimento também não foi definido.
O que se sabe que a palavra “oi” é internacional. Ela aparece em idiomas completamente diferentes, desde o persa e o japonês, passando pelo inglês. Mas, o seu significado é mais ou menos em todos os idiomas, que é obter a atenção de alguém, indicar surpresa, espanto, ou, ainda, desaprovação, como alguém irritado diz: “Oi, atenção aí”.
No entanto, no latim e no grego, a palavra “oi” era utilizada para expressar dor. Daí, ela parece ter evoluído para um grito genérico para chamar a atenção de alguém. Há ainda a hipótese de que ela seja uma variação de “olá” e “alô”, outras palavras utilizadas no mundo todo e que vieram do germânico holâ, “traga!”, usado, no passado, para chamar barqueiros.
Já a palavra “tchau” vem de um dialeto de Veneza, na Itália, sendo então incorporada ao vocabulário brasileiro com a vinda dos imigrantes italianos ao país. O tch é a reprodução mais fiel da consoante c da língua italiana.
Os italianos utilizam a saudação “ciao” tanto quando chegam quanto quando se vão, mas no Brasil a palavra não é utilizada como saudação, já que temos o “olá” e o “oi” para saudar outras pessoas.
Uma curiosidade da palavra “ciao” é que originalmente ela era “sciao”, isto é, uma redução de schiavo, que significa escravo.