Provavelmente não exista ninguém que nunca tenha visto um labrador. Esses cães estão presentes em séries de televisão, filmes e nas casas de milhares de famílias brasileiras.
São tão populares que é praticamente impossível passear por uma cidade sem encontrar com algum deles. Então, para além de ver essa beleza canina, que tal conhecer um pouco melhor os detalhes?
Acompanhe a seguir as características mais marcantes dos labradores:
1. Três versões
Essa raça pode possuir três cores de pêlos: amarela, marrom e preta. Podendo, inclusive, nascerem filhotes dos três tipos na mesma ninhada.
Por curiosidade, as pelagens possuem usos diferentes, aparentemente sem uma razão genética, mas sim por costume. A pelagem preta costuma ter mais sucesso em competições caninas e a amarela agrada mais as forças policiais, já a cor marrom (por ser mais rara) aparece em menor número em ambas as utilizações.
2. Cauda motorizada
Tá bom, não é que exista um motor no rabo desse cachorro, mas eles utilizam a cauda para se impulsionarem enquanto nadam, o que parece melhorar seu desempenho da água.
3. Pé de pato
Agora é verdade mesmo, eles possuem uma membrana entre os dedos que facilita muito a natação e aumenta sua velocidade.
4. Roupa de mergulho
O labrador possui pelagem dupla, com os pelos maiores macios e os que ficam por baixo sendo mais curtos e praticamente impermeáveis. Provando que esses animais têm de tudo para fazerem sucesso quando decidem nadar.
5. Tanque de combustível extra grande
A energia que um pet desses possui é enorme. Ele exige de seus tutores muita atividade física e passeios, justamente por isso não é recomendado que viva em espaços pequenos.
6. Muito espaço interno
Esse peludo ama comer e, se a alimentação não for muito equilibrada, tem uma tendência muito forte para engordar.
7. Versátil
Além de ser um companheiro incrível e ter sido utilizado em caçadas por muito tempo, até o cinema se rendeu ao labrador. O filme “Marley e Eu” conta a história do amor e das desventuras de ser tutor de um cachorro dessa raça e vale muito a pena ser assistido.
Tudo isso ainda é pouco quando se fala de labradores, para saber mais sobre a raça procure uma médica veterinária de confiança e peça recomendação de criadores competentes e que cuidem bem de seus cachorros.