Para quem segue uma dieta saudável, os cogumelos são ótimos aliados. O alimento tem baixo teor calórico e de gordura, além de ser rico em fibras e potássio.
E, se você é do time que gosta de produzir o próprio alimento, saiba que o cogumelo é de fácil cultivo, ainda mais em ambientes fechados, onde luz e temperatura podem ser controladas.
Confira este passo a passo de como cultivar cogumelos na sua casa:
1. Escolha
Na natureza, existem diversos tipos de cogumelos. Para cultivar em casa, o shimeji-preto, o shiitake e o champignon são os mais indicados. Apesar de cada um necessitar um substrato diferente, os métodos para os três são similares.
O shimeji-preto cresce na palha ou borra de café. Enquanto o shiitake prospera em serragem de madeira de lei. Já o champignon é cultivado em excrementos compostados. Todavia, os três podem ser cultivados em serragem ou palha.
2. Compras
Após escolher o tipo, é preciso comprar micélio de cogumelo, um pó impregnado de raízes do fungo, as hifas. Elas são o equivalente ao que a muda é para os vegetais. Você pode comprar pela internet, em lojas de jardinagem ou produtos orgânicos.
Não compre esporos, que correspondem às sementes, pois eles exigem mais tempo e prática.
3. Esterilize o substrato
Antes de inocular o micélio, é necessário esterilizar a serragem ou palha. Assim, o micélio não vai competir com outros microrganismos.
Para esterilizar o substrato, coloque-o em um recipiente, leve-o ao micro-ondas e adicione água. Aqueça-o por dois minutos, em potência alta, ou até a água evaporar.
4. Aqueça o substrato
Para brotar, o micélio precisa ocupar o substrato profundamente. O que pode ser estimulado por temperatura amena. Escolha uma forma rasa e grande e despeje alguns punhados do substrato.
Depois, misture o micélio com um instrumento esterilizado e aqueça a forma até aproximadamente 21 °C. Para isso, você pode colocar o recipiente numa área quente da casa. Assim que aquecer, deixe o conjunto em um armário ou ambiente escuro por cerca de três semanas.
5. Umidade
Nesse período, o substrato deve ser colonizado, ou seja, coberto por uma “penugem branca”. Assim que acontecer, leve a forma para um ambiente frio e sem luminosidade. Caso apareça pontos escuros verdes ou azuis remova-os e descarte.
Agora, é necessário cobrir o substrato com solo para vaso e mantê-lo úmido. Cogumelos preferem locais frescos, a chave é impedir que aqueçam demais.
6. Colheita
Após três semanas, será possível notar pequenos cogumelos brotando. Continue a manter a umidade e pouca luz. Quando eles chegarem ao formato já conhecido, com chapéu diferenciado dos pés, é hora de colher.
Corte-os na base do talo com uma faca afiada, para não os danificar. Antes de consumir, limpe bem os cogumelos.