Entre os problemas mais comuns de visão estão miopia e astigmatismo. Eles podem surgir logo após o nascimento ou se desenvolver ao longo da vida, em decorrência de traumas, lesões ou, simplesmente, por conta do envelhecimento natural do organismo.
Esses problemas podem ser corrigidos com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia para melhorar a capacidade de enxerga do portador de miopia, ou astigmatismo. Pode acontecer das soluções serem indicadas ao mesmo tempo, principalmente quando o profissional faz o diagnóstico logo no início do problema e começa rapidamente o tratamento adequado.
No entanto, apesar de a miopia e o astigmatismo serem comuns, eles geram ainda muitas dúvidas. Sabendo disso, preparamos as principais diferenças entre eles, os principais sintomas e, ainda, tratamentos. Confira.
Sobre a miopia
A miopia se dá quando os olhos são mais longos que o normal, o que faz as imagens se formarem antes da retina e dificulta a visão para objetos localizados a longa distância.
Esse problema de visão é hereditário e costuma evoluir até os 25 anos, quando ele se estabiliza, sendo passível de cirurgia corretora.
Além de terem dificuldade de enxergar a longa distância, pessoas míopes costumam apertar as pálpebras para tentar ajustar o foco dos olhos, sentirem muita dor de cabeça, tensão ocular e lacrimejamento.
Uma forma de tratamento para a miopia é o uso de óculos, ou lentes de contato, para corrigir o erro de refração e garantir boa qualidade de visão. A cirurgia também é forma de tratamento para corrigir a visão de pessoas míopes.
Sobre o astigmatismo
O astigmatismo causa irregularidades no formato da córnea, fazendo com que a visão de perto e a de longe fiquem embaçadas. Por conta dessas irregularidades, a luz faz um caminho distorcido no olho e se direciona para mais de um ponto focal, o que dificulta o foco das imagens, principalmente em ambientes pouco iluminados.
Além disso, pessoas com astigmatismo sofrem com dor de cabeça, sensação de ardor e com a chamada hiperemia conjuntival, ou seja, olho vermelho.
Assim como a miopia, o astigmatismo pode ser tratado com o uso de óculos e lentes de contato, além da cirurgia para corrigir a visão.
Mas, afinal, quais as diferenças entre miopia e astigmatismo?
A principal diferença entre miopia e astigmatismo é que pessoas míopes têm dificuldade em enxergar de longe, enquanto a visão de perto não apresenta dificuldades. Já as que sofrem com o astigmatismo, têm a sua visão embaçada e dificuldade de enxergar independentemente da distância dos objetos.
Outra diferença está nas lentes utilizadas para a correção de cada um dos problemas. Na miopia, são usadas lentes divergentes, sendo elas mais espessas na borda do que no centro. Isso faz com que a distância focal mude, incidindo exatamente sobre a retina.
Já as lentes para o astigmatismo são cilíndricas, ou tóricas, que dependem da distância focal e também do eixo para corrigirem a visão.