A cultura popular é recheada de ensinamentos que podem ser muito importantes e verdadeiros. Mas, para a surpresa de muitos, são falsas as afirmações sobre manga com leite ser capaz de causar problemas graves, como diarreia ou até mesmo a morte.
Uma das teorias sobre como surgiu essa lenda remete ainda ao tempo da escravidão. Naquele período, especialmente antes da independência, o leite era um produto caro. Por isso, os senhores de engenho teriam inventado a história de que misturá-lo com uma das frutas mais abundantes do Brasil seria prejudicial.
Com essa narrativa, pretendiam diminuir o desejo das pessoas escravizadas de consumirem essa iguaria, para que a mantivessem como um bem privativo das classes mais privilegiadas.
Então vamos aos fatos: manga e leite possuem um grande valor nutritivo e são muito benéficos quando consumidos em conjunto, podendo até ajudar a diminuir os riscos de desenvolver algumas doenças.
Por exemplo, por ambos os ingredientes serem ricos em cálcio, podem ajudar a prevenir a osteoporose, além de, pelo mesmo motivo, serem úteis ao desenvolvimento e proteção dos dentes em crianças.
Todo mundo, sem restrição, pode misturar leite com manga?
Calma que nada é tão simples. Existem pessoas alérgicas à proteína do leite e, obviamente, elas devem evitar a mistura. Para quem for intolerante à lactose, a vitamina de manga pode ser feita com algum dos produtos desenvolvidos especialmente para esse público.
Bebês com até seis meses não devem ingerir nada além de leite materno ou fórmula (essa última, estritamente sob recomendação médica). Depois disso, alguns pedacinhos de fruta podem ser servidos sempre da maneira indicada pela pediatra, mas o leite de vaca apenas deve ser oferecido após o primeiro ano de vida.
Mesmo tudo isso aqui sendo verdade, não precisa provocar sua vovó. Afinal, a mistura de leite com manga não faz mal, mas caso você queira comer isso bem na frente dela, não nos responsabilizamos pelas consequências.