Ao ver os cachorros e gatos recostados ao sol, ou em épocas muito quentes, com certeza você já se perguntou por onde esses pets, com tanto pelo, transpiram, eliminam o suor. Para sanar então essa dúvida, lhe explicaremos hoje por onde os cachorros e gatos transpiram. Acompanhe abaixo.
Como os cachorros transpiram?
A começar pelos cachorros. Esses animais não conseguem transpirar como os seres humanos. Eles expelem suor para eliminar fluidos (toxinas) do organismo e equilibrar a temperatura corpórea.
Para então eliminarem o suor e assim transpirarem, os cachorros ofegam constantemente, ou seja, respiram bem rápido e garantem uma maior evaporação dos fluidos pelo nariz.
Aquelas gotinhas, que deixam o nariz dos cães úmido e frio, nada mais são do que seu próprio suor. E é dessa forma que eles conseguem promover a perda de calor pelo corpo.
Como os gatos transpiram?
Já os gatos transpiram por uma parte bastante inusitada: suas patas – sim, por aquelas almofadinhas fofas.
Os bichanos até possuem glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo, mas, como são cobertos por pelos, o efeito de resfriamento é minimizado. A maior parte dessas glândulas está localizada nas almofadas nas patas. Por isso, no verão ou naqueles dias mais quentes, eles podem deixar um rastro de pegadas úmidas conforme andam.
Para evitar o calorão, os gatos procuram ambientes frescos e com sombra, esticam-se em superfícies mais geladas, bebem água fresca e lambem os pelos do corpo para distribuir saliva, que evaporará e provocará resfriamento.
E, assim como os cachorros, os felinos também ficam ofegantes para se resfriar. Assim, o calor do tórax escapa por meio da umidade, produzida pelas membranas mucosas da língua, boca e garganta, que evapora e provoca o resfriamento do animal.
Mas, atenção. Apenas gatos extremamente estressados com o calor ofegam. Então ajude-o imediatamente a se esfriar molhando o pelo dele com água gelada, ofereça água para ele beber e leve-o para um local mais fresco.