Quando alguém adota um cachorro, já se prepara para muitos anos de dedicação e companheirismo mútuos, porque um animal desses costuma viver algo em torno de 8 a 15 anos. Passar dos 20 é muito raro e, em geral, só acontece com raças de pequeno porte.
De qualquer jeito, dá para dizer que não é pouco tempo, afinal tente lembrar como estava sua vida há uma década e meia atrás e imagine quantas coisas mudaram. Mesmo em oito anos muita coisa já acontece, e ter um companheiro canino pode colaborar para tudo ser mais leve.
Agora pense que existem alguns cachorros que ultrapassam com folga essa expectativa. Para o Guinness Book, um pet em especial é o campeão nesse quesito: Bluey, um boadeiro-australiano que viveu 29 anos, 5 meses e 7 dias.
O cãozinho nasceu em Rochester, na Austrália, em 1910. Nesse lugar, ele trabalhou por quase 20 anos pastoreando ovelhas e gado, só vindo a falecer no dia 14 de novembro de 1939.
Dicas para seu pet viver mais e melhor
Quer saber algumas dicas para tentar fazer seu pet chegar mais perto desse velhinho? Confira a seguir:
- Incentive seu animalzinho a fazer atividades físicas para evitar problemas ligados ao sedentarismo;
- Dê ração de qualidade, pois uma dieta balanceada ajuda todo o organismo a funcionar melhor;
- Combata sempre as infestações de pulgas e carrapatos, pois elas podem trazer doenças;
- Previna-se! Mantenha sempre as vacinas do seu companheiro fiel em dia;
- Faça, pelo menos, uma consulta anual com uma médica veterinária de sua confiança, para o acompanhamento correto da saúde do cachorro.
Isso vai ajudar numa vida mais confortável para seu mascote, que é o que mais importa. Além disso, se qualquer dúvida aparecer, recorrer ao médico veterinário é insubstituível.
Lembre que a quantidade de anos vividos, ainda assim, pode variar bastante. Então o importante é aproveitar cada momento com alegria e disposição e guardar muitas lembranças dos momentos passados com seu amiguinho!